Novo Wine & Books by the Sea abre no Algarve em fevereiro de 2026 após renovação de 12 milhões de euros.
O VidaMar Resort Algarve vai renascer como Wine & Books by the Sea, Algarve Resort, após uma renovação de 12 milhões de euros que abrange quartos, lobby, restaurantes e piscinas, com abertura prevista para 15 de fevereiro de 2026. Situado na Herdade dos Salgados, em plena reserva natural, o resort será o primeiro da marca Wine & Books Hotels no Algarve, juntando-se às unidades já existentes em Lisboa e no Porto.
A intervenção inclui a redução do número de quartos de 260 para 250, criando dez Suites Club mais amplas, com serviços premium como pequeno-almoço à la carte no Library, acesso ao Mar Club by Quebramar e amenities exclusivos. A oferta para famílias também foi reforçada, com o aumento de quartos comunicantes de 12 para 30. Todos os quartos receberam uma decoração contemporânea, com tons neutros de branco casca de ovo, verde-oliva, castanho e dourado, enquanto as zonas comuns foram modernizadas, com destaque para o lobby em madeira envernizada, que integra a Barra da Tasca da Memória, uma mezzanine dedicada a vinhos, e a mercearia Iksir, aberta ao público, onde se podem encontrar pastelaria, azeite, vinho, pão caseiro e degustações.
A componente gastronómica será um dos pontos fortes do Wine & Books by the Sea. O restaurante Ocean Buffet foi transformado em Moby Dick, mantendo-se os conceitos italiano Primadonna e asiático Aji. O bar e restaurante da piscina, Sunset, foi remodelado, fechado em vidro, com novo mobiliário e piso, passando a chamar-se Cocos, enquanto o Library recebeu intervenções focadas na decoração. As quatro piscinas exteriores e duas interiores, assim como os espaços de lazer, ginásio, spa e áreas para eventos, foram alvo de melhorias significativas, incluindo novos pavimentos, guarda-sóis, espreguiçadeiras e requalificação paisagística. A fachada do edifício foi renovada e pintada em branco casca de ovo, integrando-se harmoniosamente na paisagem natural envolvente.
O Wine & Books by the Sea propõe ainda experiências ligadas à cultura portuguesa, como provas de vinhos e azeites, gastronomia do mar e iniciativas literárias como As Tertúlias e o Wine & Books Club. O trabalho de arquitetura de interiores e decoração esteve a cargo de Joana Saraiva, administradora do grupo PBH, que se inspirou na natureza e na paisagem local, privilegiando tons suaves, materiais naturais e mobiliário artesanal, complementados pelas icónicas estantes de livros que simbolizam a marca.
O grupo PBH, liderado por Carlos Saraiva, planeia expandir o portefólio em 2026 para quatro unidades, incluindo também o Wine & Books Sintra.