Jogadores da Xbox jogam em média mais jogos por mês face à PlayStation e Steam

- Publicidade -

Um estudo recente da Ampere Games Analytics mostram que os utilizadores de Xbox jogam, em média, mais títulos por mês do que os de PlayStation ou Steam, em parte graças ao Xbox Game Pass.

De acordo com a Ampere Games Analytics, em agosto de 2025 os utilizadores de Xbox jogaram, em média, 5,7 títulos diferentes ao longo do mês. Em comparação, os jogadores de Steam ficaram-se pelos 4,5 jogos, enquanto os da PlayStation ficaram nos 3,7 títulos, ou seja, menos 38% do que no ecossistema Xbox.

A consultora atribui esta diferença ao papel do Xbox Game Pass, que descreve como “um forte motor por detrás do elevado consumo de jogos” na plataforma da Microsoft. De acordo com a empresa, apesar do seu catálogo atualmente oferecer menos títulos do que a concorrência – nomeadamente o PlayStation Plus Premium -, o serviço incentiva os utilizadores a experimentarem mais jogos do que fariam em condições normais se os tivessem que comprar individualmente.

No exemplo de agosto, o catálogo da Game Pass contava com mais de 500 jogos disponíveis para consolas Xbox (atualmente 537 títulos únicos), ao passo que o PlayStation Plus Premium reunia perto de 1000 títulos (913 títulos únicos). Ainda assim, a Ampere conclui que os subscritores da Xbox são “muito mais ativos” do que os da PlayStation, jogando em média dois títulos adicionais por mês. Já no caso da Steam, representativa do universo de jogadores de PC, apesar de a oferta ser naturalmente distinta e de a barreira de custo ser menor – dado o preço médio inferior dos jogos -, os utilizadores jogaram ainda assim menos um título por mês do que os da Xbox.

Os dados revelam também que, embora os jogadores de Xbox experimentem mais títulos, dedicam menos tempo total a jogar. No mesmo mês analisado, os utilizadores de PlayStation registaram uma média de 12,7 horas de jogo, os de Steam 11,9 horas, já os de Xbox apenas 7,7 horas. A Ampere descreve agosto como um mês “particularmente desigual”, recordando que os picos de atividade na Xbox são muito influenciados pelo calendário de lançamentos de Call of Duty, agora sob a alçada da Microsoft. Por exemplo, em novembro de 2024, após o lançamento de Black Ops 6, a média mensal subiu para 10,4 horas, antes de voltar a descer.

A análise indica ainda que cerca de 42% do tempo de jogo na Xbox foi dedicado a títulos do Game Pass nesse mesmo mês, percentagem que sobe habitualmente para mais de 50% durante o algo que define como “período Call of Duty”. Apesar de a maioria das horas continuar a ser investida fora do serviço, a consultora sublinha que muitos utilizadores têm assim acesso a experiências que de outra forma não iriam explorar.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados