Faro e Portimão recebem as primeiras lojas da Mercadona a sul do país em 2026, num investimento que gera 200 novos postos de trabalho.
Sete anos depois da chegada a Portugal, a Mercadona vai finalmente estrear-se a sul no país, no Algarve. A retalhista espanhola acaba de confirmar que, no último trimestre de 2026, irá inaugurar duas novas lojas na região, localizadas em Portimão, no Nova Vila Retail Park, e em Faro, na zona de Vale da Amoreira.
A expansão para o sul do país foi possível graças ao funcionamento do Bloco Logístico de Almeirim, um investimento de 290 milhões de euros inaugurado recentemente, que permitirá otimizar o abastecimento das novas lojas e reforçar a operação nacional.
De acordo com Inês Santos, diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal, a chegada ao Algarve corresponde a uma ambição antiga e representa um marco estratégico para a empresa: “A região tem especificidades próprias, com forte sazonalidade, mas também com vida ao longo de todo o ano. Muitos clientes já conheciam a marca através das visitas a Ayamonte, e esta expansão vai reforçar uma relação construída ao longo de décadas.”
Com esta expansão, a empresa prevê contratar 200 trabalhadores, todos com contratos sem termo. As candidaturas já estão abertas e abrangem funções como operador de supermercado e auxiliar de manutenção. Os novos colaboradores iniciarão formação em janeiro de 2026, em várias lojas da rede no país, sendo remunerados desde o primeiro dia. Durante este período, a Mercadona assegurará despesas de alimentação, transporte, estadia e deslocações quinzenais às residências dos trabalhadores.
Além do Algarve, a cadeia prepara-se para reforçar a presença em Lisboa, com a primeira loja a abrir ainda este ano. No norte, a próxima inauguração ocorrerá a 9 de outubro em Matosinhos, seguindo-se Loures, onde abrirá a segunda unidade do concelho, em Frielas, a 16 de outubro.