Mozilla introduz criptografia de DNS para o Firefox para Android

- Publicidade -

O recurso de DNS over HTTPS promete mais privacidade e rapidez na navegação móvel através do Firefox.

A Mozilla expandiu a proteção da privacidade dos seus utilizadores com a chegada do DNS over HTTPS (DoH) ao Firefox para Android. Disponível a partir da versão 143, a funcionalidade pode ser ativada manualmente nas definições, numa opção dedicada

DNS sobre HTTPS

Atualmente, cada vez que um utilizador acede a um site, é feita uma consulta DNS para identificar o endereço IP correspondente. Sem criptografia, este processo fica exposto a operadoras de Internet ou gestores de redes Wi-Fi, que podem monitorizar e/ou até manipular o tráfego. O DNS over HTTPS resolve essa questão ao encriptar as consultas, evitando interseções indesejadas e reforçando a privacidade online.

O Firefox foi o pioneiro na adoção do DNS over HTTPS em 2020 e, três anos depois, o Canadá tornou-se o primeiro país a integrá-lo de forma oficial em colaboração com a Autoridade Canadense de Registo na Internet (CIRA). Desde então, de acordo com a Mozilla, o desempenho melhorou consideravelmente, com consultas DNS a serem agora 61% mais rápidas do que há apenas um ano.

No Android, a Mozilla tem planos para ativar o DoH por defeito em determinadas regiões, mas apenas após completar os testes de desempenho em larga escala. Até lá, os utilizadores interessados podem ativar a funcionalidade manualmente e escolher entre diferentes fornecedores de DNS certificados. A empresa garante ainda que apenas colabora com serviços que cumpram rigorosos padrões de proteção de dados, e que sejam contratualmente assegurados. A decisão final, no entanto, continua nas mãos do utilizador, já que será sempre possível desligar o recurso, optar por outro fornecedor ou ajustar o nível de proteção desejado.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados