Enquanto marca, claro. A MediaMarkt vai ganhar um novo nome e uma nova cara, mas tudo o resto irá manter-se, diz a empresa.
Em abril de 2023, a MediaMarktSaturn, filial da Ceconomy, acordou com a retalhista francesa de eletrónica Fnac Darty a venda do negócio português da MediaMarkt. A Fnac Darty Portugal, uma subsidiária integral da Fnac Darty, iria adquirir 100% da MediaMarkt Portugal, incluindo as 10 lojas físicas no país, o negócio online e cerca de 450 funcionários.
Na altura, Karsten Wildberger, CEO da Ceconomy e da MediaMarktSaturn, referia que, e apesar do “forte desempenho” da equipa local, o negócio em Portugal ainda era demasiado pequeno para alcançar uma posição de liderança no mercado. No ano fiscal 2021/2022, a MediaMarkt Portugal gerou um volume de vendas na ordem dos 140 milhões de euros, muito longe dos 370 milhões de euros alcançados pela FNAC.
Já em agosto do mesmo ano, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência deliberou “adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência, uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste”. Por outras palavras, o negócio podia prosseguir, uma vez que fora aprovado pelas autoridades competentes em matéria de concorrência.
Um mês depois, em setembro, a Fnac Darty anunciava então que tinha finalizado a aquisição da MediaMarkt em Portugal. E com isto, a atividade da MediaMarkt em Portugal passou a ser consolidada a 100% nas contas da Fnac Darty.
Ora, eis que mais novidades estão a chegar. No seu site oficial, a MediaMarkt refere que vai ganhar um novo nome e uma nova cara, mas que tudo o resto irá manter-se. Ou seja, a marca em si irá desaparecer, pelo que resta esperar para ver se o nome muda para FNAC ou se, por acaso, irá surgir um novo nome no mercado.
Esta mudança, acompanhada por uma renovação visual, não alterará em nada, diz a empresa, o funcionamento normal das lojas e do respetivo site. Ou seja, todos os benefícios acumulados até agora transitam para a nova marca, garantindo que nada se perde neste processo. Também a assistência pós-venda continuará a funcionar nas mesmas condições: reparações em curso e compromissos previamente assumidos serão cumpridos sem alterações.
A estratégia comercial irá manter-se inalterada, com preços competitivos e uma oferta centrada em tecnologia e eletrodomésticos. O objetivo é assegurar que a proposta de valor que marcou a presença da MediaMarkt em Portugal continua a ser a mesma nesta nova fase.
Quanto ao site, sofrerá apenas alterações gráficas, sendo que, a partir de 1 de outubro, será necessário revalidar os dados de acesso, mas o histórico de encomendas, as funcionalidades digitais e as compras em curso permanecerão disponíveis.