O novo modelo aposta na fiabilidade e no preço acessível para expandir as capacidades do ecossistema Raspberry Pi.
A Raspberry Pi Foundation prepara-se para reforçar a sua oferta de hardware com a chegada de um novo SSD interno de 1TB, pensado especificamente para utilização com os seus microcomputadores. O dispositivo, que deverá chegar ao mercado em outubro através da rede habitual de revendedores, terá um preço aproximado de 70 dólares, que dá sensivelmente 60€ em conversão direta.
Trata-se de um SSD com interface NVMe, capaz de atingir velocidades de leitura de até 400 MB/s e de escrita até 320 MB/s. Embora estes valores estejam longe dos patamares dos SSDs topo de gama disponíveis para computadores pessoais ou consolas, são mais do que suficientes para cenários típicos em que o Raspberry Pi é utilizado, incluindo servidores caseiros, projetos de programação, sistemas multimédia ou aplicações de automação.
De acordo com a Fundação, o novo SSD é totalmente compatível com todos os modelos atuais de Raspberry Pi, oferecendo uma solução de armazenamento otimizada que promete melhorar o desempenho geral e facilitar a expansão de projetos.