Moto Buds Loop – Review: auriculares Motorola com o brilho Swarovski

- Publicidade -

Os Moto Buds Loop apostam no design open ear, que permite escutar música sem isolamento total, enquanto que a parceria com a Swarovski acrescenta um toque distinto e visualmente marcante aos auriculares.

Durante muito tempo, os auriculares foram vistos no mercado apenas como ferramentas de som, em que existia pouca ou quase nenhuma preocupação com a sua estética. Mas os Moto Buds Loop quebram essa ideia, combinando qualidade de áudio com um design elegante adornado com cristais Swarovski. Nesta nova edição especial, a Motorola não se limitou apenas a acrescentar um detalhe estético: os auriculares combinam tecnologia e moda, oferecendo não só qualidade de som, mas também um elemento de estilo pessoal, revelando assim a perfeita interseção entre tecnologia pessoal e joalharia de luxo.

A ousadia começa logo por notar-se no seu design sofisticado. Os Moto Buds Loop Premium – Cristals by Swarovski têm um formato aberto (open ear), ou seja, apoiam-se na orelha sem entrar no canal auditivo. Isto permite ouvir som e, ao mesmo tempo, manter a perceção do que se passa à nossa volta – ou seja, não contam com ANC -, o que faz com que para além de serem bastante confortáveis (já que não criam aquela pressão incómoda no ouvido durante uso prolongado), também tornam o dia a dia mais seguro. No fundo, funcionam como se fossem uns brincos que deixam ouvir música. E nesta versão com cristais Swarovski ficam ainda mais sofisticados, atraindo sobretudo um público feminino, mas também qualquer pessoa que valorize a aparência dos seus gadgets diários. Quando os usamos a primeira vez podem parecer um pouco estranhos de colocar, mas basta encaixar a parte mais pequena arredondada (que transmite o som) para dentro da orelha, deixando a curvatura seguir para fora, tal e qual como se fosse um brinco.

Mas os Moto Buds Loop não se resumem apenas à estética, já que contam com a parceria da Bose. Graças a esta colaboração, consegue-se oferecer um som bastante bom, com equilíbrio e claridade (graças aos drivers de 12 mm), sobretudo se considerarmos que se tratam de auriculares open ear. Ainda assim, em certas partes de músicas, como os baixos, perdem ligeiramente intensidade, como de resto seria de esperar com este formato. Já durante as chamadas, a tecnologia CrystalTalk AI, em conjunto com os sensores de captação de voz, trabalha para realçar a fala e minimizar os ruídos de fundo. O resultado são chamadas claras e nítidas, mesmo em ambientes movimentados, como testámos junto a uma estrada com algum tráfego, onde a conversa se manteve sempre percetível e com uma fluidez constante.

Em termos de construção, os Moto Buds Loop adaptam-se facilmente à orelha e apresentam uma cor tipo champagne, designada French Oak (existe ainda a Trekking Green, mas sem cristais), que lhes confere um aspeto luxuoso, realçado pelos cristais incrustados na zona exterior mais curva. Numa extremidade mais arredondada sai o som, enquanto a outra parte mais achatada aloja um botão que controla várias funções, que descreveremos adiante. Em termos de conforto, distinguem-se pela leveza, com apenas 6 g por auricular, o que aliado ao seu formato, os torna perfeito para uso prolongado.

O seu estojo de carregamento é construído num plástico que aparenta ser bastante resistente, com um toque agradável e na mesma cor dos auriculares. Na frente, apresenta o logótipo da marca, um M grande, e uma luz que indica o estado da bateria ou da ligação Bluetooth. Na base encontra-se a porta de carregamento USB-C, enquanto no lado direito há um pequeno botão destinado ao emparelhamento.

Os Moto Buds Loop oferecem ainda uma experiência auditiva completa e integrada no ecossistema Motorola. Para quem for Android, pode gerir as suas personalizações através da aplicação Moto Buds, que não está disponível para iOS. Instalar a aplicação é fácil e conectar os auriculares é um processo rápido e intuitivo, e é na aplicação que temos a indicação do estado da bateria dos Moto Buds Loop, bem como do próprio. Para além disso, quando emparelhados com dispositivos Motorola que incluem o Moto AI, os auriculares permitem executar ações apenas com comandos de voz. Basta pressionar o botão, dizer algo como “Catch Me Up” e o dispositivo trata do resto, por exemplo, ler notificações ou iniciar música. Existem ainda outras funções disponíveis como ativar o modo de jogo e o áudio espacial, estando esta ultima função disponível novamente apenas para utilizadores com smartphone Motorola.

Também é possível na aplicação ativar o modo de ligação dupla, que permite conectar os auriculares a dois dispositivos ao mesmo tempo, ou adicionar um widget no ecrã inicial, o que facilita por exemplo, acompanhar o nível da bateria de forma prática.

Uma das principais desvantagens é que os controlos dos auriculares ficam limitados a um pequeno e discreto botão dos próprios fones, cuja posição não é a mais fácil de alcançar. Por exemplo, um toque pausa a música, dois toques avançam para a faixa seguinte, e três toques aumentam o volume. No entanto, a execução destas ações acaba por ser um pouco lenta, o que pode tornar a experiência menos intuitiva. Para compensar, todos os gestos podem ser personalizados através da aplicação.

Já a autonomia dos Moto Buds Loop é um dos pontos que mais se destacam. Com até 8 horas de bateria, suportam facilmente um dia inteiro de utilização e, mesmo quando a bateria começa a baixar, um carregamento rápido de 10 minutos via USB-C garante cerca de 3 horas adicionais de reprodução, o que torna os auriculares muito práticos para uso diário. O estojo, por sua vez, oferece aproximadamente 35 horas de autonomia, prolongando significativamente o tempo total de utilização.

No uso diário, os Moto Buds Loop acabam por se mostrar bastante versáteis. Pequenos, leves e práticos para transportar, acompanham bem tanto num treino mais intenso como numa simples deslocação. Com o seu revestimento repelente de água, temos mais alguma tranquilidade extra perante o suor ou uma chuva inesperada, apesar de não serem à prova de água. O som, claro e envolvente, surpreende para uns auriculares open ear, proporcionando uma experiência agradável ao ouvir música ou ver séries. Apesar de não existir versão da aplicação para iOS, o verdadeiro destaque vai para os cristais Swarovski, que transformam os fones num acessório de moda, capaz de se integrar perfeitamente no outfit do dia. Além disso, os Moto Buds Loop são perfeitos para quem não gosta da pressão típica dos auriculares convencionais ou para quem precisa de permanecer atento ao que se passa à sua volta.

No conjunto, pelo preço de 259,99€ da versão French Oak, os Moto Buds Loop by Swarovski conseguem equilibrar, e bem, funcionalidade e estilo de forma excecional.

Este dispositivo foi cedido para análise pela Motorola.

Inês Lopes
Inês Lopes
Dentista nas horas vagas e colaboradora do Echo Boomer no tempo que sobra. Fã de gadgets, livros e tâmaras (não necessariamente por esta ordem), adoro explorar o mundo através da comida e das viagens. Se não me encontrarem a escrever ou a trabalhar, é porque estou confortavelmente instalada no sofá, provavelmente a devorar um novo livro.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados