A popular plataforma de streaming recebe a muito aguardada opção “lossless”, para os subscritores Spotify Premium.
Após vários anos de promessas, o Spotify recebeu finalmente a qualidade de áudio sem perdas, também conhecida como “lossless”.
Desde 2017 que os utilizadores, especialmente os pagantes, esperam pela opção de ouvir as suas músicas na melhor qualidade possível, ou por uma oferta de alta fidelidade. Agora, isso será possível e o melhor de tudo é que não chega num plano diferente aos já existentes. A opção irá ficar disponível para todos os subscritores do Spotify Premium em cerca de 50 regiões, entre as quais Portugal, durante os próximos dois meses.
Esta opção irá colocar o Spotify no mesmo patamar de plataformas semelhantes que já oferecem qualidade de áudios sem perdas, como é o caso da Apple Music ou Tidal. No entanto, com uma oferta ligeiramente mais modesta, uma vez que esta opção é capaz de transmitir conteúdo até 24-bit a 44.1 kHz em formato FLAC, ao passo que as duas alternativas mencionadas oferecem capacidades até 24-bit a 192 kHz.
Esta não será uma diferença muito óbvia, a menos que os subscritores sejam audiófilos com os ouvidos bem treinados, ou para quem não tiver dispositivos à altura de explorar estas opções. Já a qualidade sonora também irá variar de acordo com os conteúdos, as suas masterizações e limites das gravações originais.
A nível de compatibilidade, nos próximos tempos serão vários os equipamentos áudio a receberem suporte desta opção, entre eles de marcas como Sony, Bose, Samsung, Sennheiser, Sonos e outros.
Para ativar esta opção de áudio sem perdas, os utilizadores terão que, para além de ter dispositivos capazes, navegar até às definições da aplicação, onde encontrarão a opção de Lossless em Media Quality.