A nova TCL QM9K combina painel QD-Mini LED, áudio Bang & Olufsen e o assistente da Google.
A CES 2025, que decorreu em janeiro em Las Vegas, marcou o anúncio dos primeiros dispositivos Google TV com integração do Gemini, o sucessor direto do Google Assistente. Mas só agora é que chegou a sua estreia comercial, com a TCL, que durante IFA 2025, em Berlim, para apresentou oficialmente a sua nova smart TV TCL QM9K, o primeiro televisor do mercado a incluir a plataforma da Google.
O Gemini na TV dá aos utilizadores a capacidade de poderem interagir com ela por voz, de forma natural, como já acontece noutros dispositivos como os smartphones, expandido a sua utilização para o contexto do controlo de uma televisão, mudando de canais e controlado conteúdos. Para além deste agente inteligente, a TCL QM9K conta com o modo Ambient Display, capaz de ligar autonomamente ao detetar movimento através de sensores mmWave, podendo mostrar informações úteis ou servindo de como moldura digital. E os microfones do aparelho permitem conversas em linguagem natural diretamente do sofá, sem necessidade de utilizar o comando.
A nível técnico, a TCL equipou a QM9K com um painel CrystGlow WHVA QD-Mini LED de resolução 4K e taxa de atualização de 144 Hz, disponível em 65, 75, 85 e 98 polegadas. O processamento de imagem é reforçado pelo TCL AiPQ Pro e pelo suporte a todos os formatos HDR de referência, como o Dolby Vision IQ, HDR10, HDR10+ e HLG.
Esta solução faz-se acompanhar por um sistema áudio d Bang & Olufsen compatível com Dolby Atmos, Dolby Digital, Dolby Digital+ e DTS:X. E já em termos de ligações, a TCL inclui Wi-Fi 6, três portas HDMI (uma com eARC), entradas USB 3.0 e 2.0, porta Ethernet, SPDIF e entrada RF.
O QM9K faz parte da nova série ULTIMATE, onde também figura o modelo QM8K, partilhando grande parte das especificações e igualmente preparado para tirar partido do Gemini. Entretanto, a TCL confirmou que a série QM9K chega ao mercado ainda este mês, embora os preços oficiais só venham a ser revelados nas próximas semanas.
