O Artesanía no Prato explora a relação entre artesanato e gastronomia, com exposições, sessões culinárias e encontros profissionais em Lisboa.
Lisboa recebe, entre 14 e 16 de setembro, a primeira edição do evento Artesanía no Prato, uma iniciativa da Fundación Pública Artesanía de Galicia e da Xunta de Galicia que pretende aprofundar o diálogo entre artesanato e gastronomia como expressões contemporâneas de identidade cultural. O programa reúne exposições, sessões gastronómicas e encontros profissionais, com o objetivo de criar pontes entre cozinheiros, designers e artesãos.
Desde a sua criação, em 2013, Artesanía no Prato tem evoluído para se tornar uma referência na integração de ofícios tradicionais com a cozinha contemporânea. Ao longo de 12 anos, o projeto deu origem a experiências únicas, incluindo exposições, encontros e a edição de um livro já publicado em duas edições, em que o artesanato assume papel central na apresentação dos pratos. Atualmente, mais de 50 ateliers artesanais colaboram com chefs galegos, nacionais e internacionais, fomentando um diálogo próximo entre os dois universos criativos.
A edição lisboeta de Artesanía no Prato contará com a presença de artesãos como Laura Delgado Cerâmica, de Cambre, e Witchneeds, de Vigo. Do lado da gastronomia, estarão representados chefs premiados, incluindo Jorge Gago, Pepe Solla, Pablo Morales (Habaziro Concept), Lucía Freitas, Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa), Héctor López (Restaurante España) e Javier Olleros.
Foto: Stephan Lutier