O fim do serviço Morada Virtual Internacional dos CTT vai fazer com que, por exemplo, deixe de ser possível adquirir produtos vendidos pela Amazon que apenas são enviados para moradas espanholas.
Estávamos em maio de 2021. Na altura, e depois dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, os CTT – Correios de Portugal alargavam o serviço CTT Morada Virtual Internacional a milhares de lojas online de Espanha e outros países europeus que não faziam envios para Portugal. Por outras palavras, o serviço CTT Morada Virtual Internacional permitia ter uma morada virtual espanhola.
Com este serviço, os utilizadores tinham acesso a uma morada internacional que poderiam utilizar em lojas que não faziam envios para fora do seu próprio país. Por exemplo, podiam utilizar este método para comprar produtos de marca própria da Amazon ou produtos recondicionados vendidos pela empresa a partir de Espanha.
Usar o serviço era simples. Bastava abrir uma nova conta CTT para se receber uma morada internacional personalizada que era utilizada nas lojas online, sendo que, após a chegada e processamento da encomenda no entreposto dos CTT em Espanha, os utilizadores eram notificados via email para efetuar o pagamento do envio para Portugal.
A partir do momento em que era feito o pagamento, o envio das encomendas (a partir de Espanha) e entrega na respetiva morada demorava entre três a cinco dias úteis – sem contar com atrasos, claro.
Os CTT garantiam o envio e segurança das encomendas desde a sua chegada ao armazém internacional até à entrega em casa do cliente e disponibilizavam informação sobre o estado da encomenda desde o início até à entrega final. As encomendas podiam ter até 20kg e dimensões máximas de 90cm no comprimento, largura ou profundidade, e era possível realizar um seguro específico para este serviço.
Ora, como devem ter reparado, estamos a utilizar expressões passadas… isto porque o serviço vai ser descontinuado. No site dos CTT, pode ler-se o seguinte: “O serviço Morada Virtual Internacional será descontinuado a partir de 1 de outubro. Até dia 15 de setembro serão aceites encomendas de Coslada, Espanha.”
O fim do serviço Morada Virtual Internacional dos CTT vai fazer com que, por exemplo, deixe de ser possível adquirir produtos vendidos pela Amazon, ou outra loja espanhola, que apenas são enviados para moradas espanholas.