O Clube Sagres devia proporcionar uma experiência prática, para juntar pontos e redimir por prémios, mas ao invés disso é apenas frustrante.
“Criámos um clube sem igual em que através de desafios rápidos e divertidos podes ganhar a oportunidade de viver alguns dos melhores momentos da tua vida… sempre acompanhado de uma fresquinha, claro.” Era desta forma que, em 2023, a Sagres apresentava a sua mais recente novidade: o primeiro e único clube online na categoria de cervejas em Portugal.
Dá pelo nome de Clube Sagres e, basicamente, é um ponto de contacto contínuo entre a marca e os seus milhões de apreciadores. Através de desafios rápidos, os utilizadores têm a oportunidade de acumular pontos, ganhar prémios e viver experiências emocionantes do futebol à música (as principais plataformas de comunicação da marca): viagens para acompanhar e torcer pela vossa equipa do coração, bilhetes para jogos de futebol, bilhetes para concertos, visita à cervejeira de Vialonga, merchandising, edições especiais, garrafas magnum de Cerveja Sagres, mini frigoríficos e muitos outros prémios imperdíveis.
Quem é utilizador da plataforma decerto já terá reparado na quantidade de bilhetes reduzidos que vão aparecendo para jogos de futebol, não só para a Liga Portugal Betclic, mas também para espetáculos que se realizam no Sagres Campo Pequeno.
Inicialmente, o Clube Sagres pedia somente 2.500 pontos para espetáculos ou para ir à bola, sendo que esse montante aumentava para os 5.500 pontos no caso de jogos da Liga dos Campeões. Mas isso era ao início.
Atualmente, a plataforma pede uma quantidade absurda de pontos: 30.000 e 40.000 pontos para ver um simples jogo de futebol ou assistir a um concerto. E isto tem uma razão de ser: a leitura de QR Codes presentes em caricas.
Se fizerem login no Clube Sagres e visitarem a página que diz Ganhar Pontos, irão reparar que têm até 30 de setembro para ler, com o smartphone, os códigos QR que surgem na base de cada carica.
Cada Sagres Mini tem uma carica que equivale a 2 pontos, cada cerveja média tem 50 pontos… e por aí adiante. Assim se percebe o porquê dos pontos pedidos para trocar por prémios tenham multiplicado – ficou francamente mais fácil ter milhares e milhares de pontos. Ou pelo menos devia ser.
Atualmente, usar a plataforma é uma experiência frustrante. Tenho muitas e muitas caricas por ler, graças a familiares, mas os resultados estão longe de ser bons. O Clube Sagres tem deixado muito a desejar por dois motivos: a plataforma anda muito lenta e dá erros constantes a ler códigos de caricas que nunca foram lidos.
Durante os tempos mortos numa estadia no Algarve, levei um balde cheio de caricas para ir lendo. Qual o meu espanto quando dezenas e dezenas de caricas davam o seguinte erro: “Ups, algo correu mal. Ocorreu um erro, por favor tenta mais tarde.”
Não consigo perceber o porquê destes erros e, infelizmente, hoje em dia são mais as caricas que dão erro de leitura. E mais: tenho vários outros testemunhos de amigos na mesma situação: os códigos são lidos, mas dá sempre o maldito erro.
O pior de tudo isto é que é preciso gastar muito tempo a ler caricas, principalmente quando se tem centenas delas. E o facto de a plataforma apresentar erros constantes torna a experiência frustrante, deixando francamente a desejar. Tanto que já não tenho vontade de ler mais caricas e juntar pontos.
Para “ajudar” no meio de tudo isto, o serviço de apoio do Clube Sagres é inexistente. Por diversas vezes tentei entrar em contacto com alguém da equipa, mas nunca tive retorno.
Update: Após elaboração deste artigo, a Sagres resolveu mudar as regras no que toca à leitura de códigos no Clube Sagres. Agora, segundo o regulamento da plataforma, cada membro apenas pode submeter um máximo de 60 códigos por mês.
Vamos a contas. Imaginemos que temos 60 caricas de garrafas de cerveja Sagres de 50cl – cada carica de uma mini dá apenas 2 pontos -, sendo que cada uma dessas caricas dá 50 pontos. Fazendo as contas, conseguimos um máximo de 3.000 pontos por mês.
Quanto ao upload de faturas, é possível ter um máximo de 400 pontos por semana. Contas feitas, dá 1.600 pontos por mês. Juntando tudo, consegue-se 4.600 pontos por mês.
Ora, se atualmente a plataforma pede 30 e 40 mil pontos para redimir um prémio, significa que são necessários pelo menos sete meses até atingir o patamar dos 30.000 pontos – isto, claro, se se tiver em conta que todos os meses se consegue os tais 4.600 pontos como no exemplo dado.
O mais caricato de tudo isto é que, de acordo com a plataforma, tanto a submissão de faturas como leitura de códigos termina daqui a um mês, a 30 de setembro. Não faz qualquer sentido este limite… portanto espera-se que a Sagres volte a reduzir imenso o número de pontos pedido por cada prémio, caso contrário os utilizadores perderão o interesse.