Minecraft para a PlayStation 3, The Last of Us e Super Mario lideram vendas na plataforma Wallapop, enquanto The Legend of Zelda dispara nas pesquisas.
O mercado de segunda mão dedicado a videojogos continua em crescimento de acordo com a Wallapop, que divulgou alguns dados de destaque de 2025, agora que se celebrou do Dia Internacional do jogador, a 29 de agosto. Com estas informações, a plataforma mostra a força dos clássicos na atualidade e como as novidades também conquistam também a atenção dos jogadores.
No topo de pesquisas destacam-se The Last of Us, impulsionado pela estreia da segunda temporada da série adaptada para a HBO em abril, seguido por The Legend of Zelda e de Forza Horizon 5, exclusivo Xbox lançado em 2021 e que chegou historicamente, também em abril, à PlayStation 5. Já nas vendas, os três títulos que dominam a preferência dos utilizadores são Minecraft especificamente PlayStion 3, jogos The Last of Us e jogos da saga Super Mario.
Agosto revelou-se especialmente ativo, com as pesquisas por The Legend of Zelda aumentaram 200%, Call of Duty: Black Ops 6 subiu 125% e Animal Crossing: New Horizons duplicou em interesse. Também Mario Kart registou maior procura, com versões como Mario Kart 8 Deluxe, Super Mario Kart e Mario Kart Wii a contribuírem para um crescimento de 75%.
No que toca a consolas, a Nintendo Switch surge como a mais procurada em 2025, confirmando a sua relevância no mercado de segunda mão, agora que a sua sucessora, a Nintendo Switch 2, se encontra no mercado. Ao mesmo tempo, modelos retro como a Nintendo Game Boy, a SEGA Game Gear e a Commodore 64 voltaram a destacar-se, juntando-se à Super Nintendo, à PlayStation 4 e à Nintendo Switch Lite, que lideram a tabela de pesquisas durante o verão. A procura por acessórios também cresceu. Os comandos da Nintendo Switch registaram mais 200% em pesquisas e os da PlayStation subiram 140%.
A Wallapop assume-se como ponto de encontro para quem procura dar uma nova utilização a jogos e consolas, mas também para os que querem recuperar edições descontinuadas ou de valor colecionável, sempre com enfoque em soluções mais económicas e sustentáveis. E a julgar por estes dados essa missão parece esta a ter resultados, com cada vez mais utilizadores recorrerem a plataformas de troca e venda em segunda mão, para completarem as suas coleções e alimentarem os seus hobbies.