Marvel Tōkon: Fighting Souls foi um dos jogos presentes no evento de jogos de luta Evo Las Vegas 2025, onde pode ser jogado pelo público pela primeira vez.
Enquanto Marvel Tōkon: Fighting Souls se prepara para ser lançado em 2026, o novo jogo de luta da Arc System Works chegou as mãos dos jogadores presentes no Evo Las Vegas 2025. Desenvolvido em colaboração com a Marvel Games e a PlayStation Studios, Marvel Tōkon: Fighting Souls pôde ser jogado pela equipa da PlayStation, que numa publicação no seu blog oficial, partilhou alguns dos pontos de destaque desta experiência que procura introduzir uma mudança fundamental no género tag fighter, que se está a tornar cada vez mais popular no género dos jogos de luta.
Ao invés do tradicional formato de dois ou três lutadores por equipa, Marvel Tōkon: Fighting Souls aposta num sistema 4 contra 4, uma novidade para o género, mas que não obriga o jogador a dominar todos os membros da sua equipa. Em Tōkon, a equipa partilha uma única barra de vida, permitindo que se aborde o combate de forma semelhante a um jogo de luta tradicional, assim, os jogadores podem focar-se numa única personagem principal enquanto as restantes funcionam como apoio estratégico.
De acordo com a nova antevisão, o controlo das assistências e trocas é igualmente diferente do habitual. Em vez de um botão dedicado para alternar entre personagens, as mudanças acontecem de forma contextual, quando o jogador chama uma assistência e, durante a breve janela que se segue, decide assumir o controlo dessa personagem. Também é possível efetuar trocas ao perder uma luta, ao realizar um arremesso ou ao projetar o adversário para outra secção do cenário. Este sistema eleva assim o risco, mas também a recompensa, se por um lado, abre mais opções de ataque ao adversário se este tiver acesso antecipado à sua equipa completa, por outro, permite gerir melhor quais os elementos da equipa entram primeiro e em que momento. E para alem das substituições funcionais, estas são ainda acompanhadas por animações únicas e interações que refletem a personalidade dos heróis.
Durante a demonstração no Evo, quem esteve presente pode experimentar seis heróis com estilos bem distintos. Doctor Doom que apresenta um ritmo lento mas ataques poderosos e de longo alcance, recorrendo a magia e truques para controlar a distância; Ms. Marvel que aposta na rapidez e num estilo de alto risco e alta recompensa; Storm que domina o combate aéreo, criando ameaças constantes através de movimentos cruzados; Iron Man que se apresenta como especialista em manter adversários afastados, combinando ataques anti-aéreos com projéteis; Star-Lord que propõe uma escolha técnica, alternando entre disparos e sequências de troca elaboradas; e, por fim, Captain America que oferece um maior equilíbrio de habilidades, sendo indicado como ponto de partida para novos jogadores.
A jogabilidade promete um esquema de controlos, com o Quadrado, Triângulo e Círculo a corresponderem a ataques leves, médios e pesados, enquanto o botão X serve para acionar o comando de “Assemble”, que chama um aliado para uma ação adaptada ao momento. As habilidades especiais estão associadas aos gatilhos, com L1 para executar um dash rápido, L2 para acionar uma assistência rápida, R1 para ativar o ataque único ou Ultimate de cada personagem e R2 para executar a Quick Skill, que é um ataque especial característico de cada herói. A própria lógica das assistências foi desenhada para ser intuitiva, com o jogo a adaptar automaticamente a ação da personagem de apoio à situação em que é chamada, ajudando a indicar ao jogador o momento certo para a usar.
Durante os combates, o jogo aparenta ser capaz de acomodar estilos de luta muito diferentes. Enquanto alguns jogadores poderão optar por um ritmo mais metódico, explorando ataques rápidos e combinações diretas, outros podem optar por estratégias mais explosivas e espetaculares. De acordo com a Arc System Works, um dos principais objetivos de design foi garantir que não existem mecânicas ou ataques que um jogador mais casual ou iniciante não consiga executar, tornando o jogo um ponto de entrada para o género, com mecânicas simples, mas com profundidade suficientemente alta para recompensar a experimentação e a prática.
Como já pudemos assistir à sua apresentação no State of Play de junho, visualmente, Marvel Tōkon: Fighting Souls aposta numa fusão entre a estética das bandas desenhadas americanas e a expressividade do anime japonês. Cada personagem foi desenhada para transmitir a sua essência icónica, com trajes reconhecíveis e ataques reconhecíveis das bandas desenhadas. Os cenários recebem também o mesmo tratamento, apostando em localizações icónicas recheadas de easter eggs para fazer a delícia dos fãs mais atentos. Tudo com uma direção que promete garantir uma clareza visual, até mesmo nos momentos mais caóticos com o máximo de oito personagens no ecrã.
Marvel Tōkon: Fighting Souls está a ser desenvolvido para PC e PlayStation5, com lançamento previsto para 2026. Até lá, espera-se conhecer mais novidades, como opções de jogabilidade, mais adições ao elenco e modos de jogos, entre outras.