Android TV 14 está a chegar a várias Smart TVs Sony Bravia

- Publicidade -

A Sony começou a levar o mais recente sistema operativo da Google para TVs da série Bravia.

A Sony começou a atualizar a sua gama de televisores Bravia, com o Android TV 14 que inclui a interface Google TV. A mudança chega com atraso face ao calendário habitual dos smartphones e dos tablets, onde a distribuição de novas versões do sistema operativo Android é muito mais célere que no universo das televisões. Ainda assim, esta atualização marca um salto relevante para utilizadores que, em alguns casos passam diretamente do Android TV 10 ou 11 para a versão mais recente.

De acordo com vários utilizadores de equipamentos Bravia, os primeiros a receberem a atualização foram os televisores equipados com processadores Realtek. Entre as séries abrangidas nesta fase inicial estão as Bravia 2 X77L, X75L, X75K, X74L, X74K, X70L, X64L, W880K, W835, W830L, W830K, W825 e W820K, com dezenas de variantes e tamanhos distintos, de 32 até 75 polegadas. Pelo contrário, televisores com processadores MediaTek, pelo menos para já, continuam fora da lista de atualizações.

O Android TV 14 conta com várias melhorias face às versões anteriores. Entre elas encontram-se três novos modos de poupança de energia, um que desliga a ligação de rede para consumo mínimo, outro que mantém funções essenciais como o Google Cast através do Wi-Fi, e um terceiro que mantém a integração com a plataforma Google Home para controlo de dispositivos domésticos inteligentes. Como seria de esperar também se encontram otimizações a nível de desempenho com a promessa de maior fluidez, mesmo com pouca RAM. E entre as novidades, o novo sistema operativo oferece o modo “picture-in-picture”, para modelos selecionados, que permite ver dois conteúdos em simultâneo ou manter duas aplicações abertas ao mesmo tempo no ecrã da televisão.

A atualização é instalada de forma automática, com a “transferência automática de software” ativada, surgindo com um aviso no arranque da TV. Mas em alternativa, o utilizador pode verificar manualmente a disponibilidade nas definições do sistema. Para quem preferir, existe também a possibilidade de forçar a instalação através de uma pen USB, descarregando previamente o firmware no site oficial da Sony, onde basta introduzir o número exato do modelo compatível para aceder às instruções detalhadas.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados