O Wondersense abriu na Rua das Carmelitas e propõe uma experiência artística e sensorial única.
Na Rua das Carmelitas, número 130, em plena baixa da cidade do Porto, abriu recentemente um novo espaço cultural imersivo: o Wondersense. O projeto ambiciona afirmar-se como um ponto de encontro para a arte, aliando uma vertente educativa que procura estimular os sentidos e despertar emoções nos visitantes.
O museu ocupa dois edifícios distribuídos por cinco pisos e mais de 1.000 m2. A proposta passa por uma viagem pelos cinco sentidos, através de experiências que combinam elementos artísticos, sensoriais e tecnológicos. O objetivo é proporcionar uma forma inédita de sentir e interpretar o mundo, incentivando a imaginação, a ligação emocional e a interação humana.
O percurso expositivo foi concebido com recurso a inteligência artificial, não apenas como ferramenta técnica, mas como motor criativo, explorando também o valor do erro e do imprevisto no processo artístico.
Segundo Vasco Antunes, CEO do espaço, “o Wondersense nasce da vontade de criar um local onde seja possível desligar do digital e voltar a sentir o mundo com todos os sentidos”.
O museu, com assinatura do grupo Marques Soares, funciona diariamente entre as 10h e as 19h. Os bilhetes podem ser adquiridos no próprio local ou no site oficial, sendo que as visitas, com duração mínima de uma hora, são organizadas em grupos até 15 pessoas, com entradas agendadas a cada 15 minutos. Crianças até aos quatro anos têm acesso gratuito.