O novo shooter da Bungie continua em desenvolvimento, com lançamento previsto ainda no ano fiscal atual.
A Sony espera que Marathon, o próximo projeto multijogador da Bungie, seja lançado até 31 de março de 2026, o que corresponde ao final do atual ano fiscal da empresa. A indicação foi dada pela diretora financeira Lin Tao, durante uma sessão de perguntas e respostas com investidores na sequência da apresentação dos últimos resultados financeiros – onde ficou confirmado que a PlayStation 5 já ultrapassou a barreira das 80 milhões de unidades distribuídas.
De acordo com Tao, Marathon está contemplado nas previsões da Sony para o atual exercício fiscal, mas a data continua por ser anunciada oficialmente. “Esperamos que o lançamento aconteça dentro do ano fiscal”, afirmou Tao, com a ressalva de que tal “não é um compromisso”. A CFO indicou ainda que a previsão depende do progresso atual do desenvolvimento do jogo, que pela descrição da Bungie no passado, vai passar por alterações bastante significativas. “Estamos a fazer alterações e, com base nisso, acreditamos que no outono será possível comunicar quando o lançamento irá acontecer — seja por parte da Bungie ou da PlayStation”.
Marathon, apresentado como um shooter de extração em primeira pessoa, tinha originalmente lançamento marcado para 23 de setembro de 2025, mas foi adiado por tempo indeterminado no passado mês de junho. Nessa altura, a Bungie justificou a decisão com a necessidade de “mais tempo para transformar Marathon na experiência intensa e estratégica que os jogadores esperam”. A reformulação seguiu-se aos testes Alpha e à receção da comunidade, o que levou o estúdio a rever vários elementos essenciais do projeto.
A Bungie continua a realizar testes internos e a trabalhar em funcionalidades como loot mais gratificante, encontros mais desafiantes contra a IA, maior tensão táctica nos combates e uma direção artística mais sombria. O estúdio prometeu partilhar novidades no final do ano, incluindo uma nova data de lançamento.
Durante a mesma sessão com os investidores, Lin Tao comentou também o papel da Bungie dentro da estrutura da Sony. De acordo com a CFO, o estúdio tem perdido parte da sua autonomia inicial e está a caminhar para uma integração mais direta nos PlayStation Studios. “No momento da aquisição oferecemos um ambiente bastante independente, mas desde então iniciámos uma reforma estrutural”, explicou, acrescentando que a Bungie “está a assumir um papel mais integrado”.
Questionada sobre a possibilidade de cancelamento de Marathon, Tao afastou esse cenário. “Estamos agora a corrigir os problemas, por isso acreditamos que o lançamento vai acontecer. Se fosse cancelado, teríamos de rever a avaliação financeira, mas de momento isso não se coloca.” Uma preocupação legitima, tendo em conta o historial recente da PlayStation, que no ano passado cancelou por completo o hero-shooter Concord, após a péssima receção critica e dos jogadores.
Marathon está a ser desenvolvido para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.