Galp investe em baterias com 74 MW para armazenamento energético na Península Ibérica

- Publicidade -

Galp avança com 74 MW de baterias em Portugal e Espanha e atinge 1,7 GW de energia solar, reforçando armazenamento e produção renovável na Península Ibérica.

A Galp está a reforçar a sua presença no setor do armazenamento de energia com a instalação de 74 MW/147 MWh em novos sistemas de baterias em Portugal e Espanha. Em Alcoutim, no Algarve, e em Manzanares, na região de Castilla-La Mancha, encontram-se em construção projetos que posicionam a empresa como um dos principais operadores de baterias da Península Ibérica, acumulando um total de 79 MW/158 MWh de capacidade instalada.

Estes sistemas recorrem a tecnologia da Sungrow, incluindo baterias PowerTitan 2.0 e inversores grid-forming, cuja função é estabilizar a rede elétrica ao permitir a entrega de energia armazenada durante os períodos de maior procura, nomeadamente ao início da noite.

Em Portugal, a Galp está a desenvolver quatro sistemas de armazenamento com uma capacidade combinada de 60,5 MW/120,4 MWh, todos integrados nos seus parques solares de Alcoutim. Estes projectos, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito da Componente C21 – REPowerEU, representam uma expansão do sistema de 5 MW/20 MWh que se encontra em operação desde o início de 2025.

Em Espanha, a instalação de um sistema de 14 MW/28 MWh em Manzanares dará continuidade à estratégia de reforço da capacidade de armazenamento da Galp, alavancando a proximidade com os seus ativos solares na região.

A operação destes sistemas será gerida em tempo real através do Centro de Controlo da Galp, uma plataforma homologada pela REN em Portugal e pela REE em Espanha. Este centro coordena não só os ativos próprios da empresa, mas também os de terceiros, garantindo a máxima eficiência na gestão da produção, armazenamento e consumo de energia. A integração de inversores grid-forming permite à Galp atuar em múltiplos mercados de energia e serviços de rede, incluindo regulação de frequência, tensão e inércia sintética, aumentando a capacidade de resposta da infraestrutura elétrica e reduzindo custos para o sistema e para os consumidores.

Além de tudo isto, a Galp continua a expandir a sua capacidade de geração solar fotovoltaica. A empresa concluiu recentemente dois novos parques em Espanha, em Toledo & Ahin (65,4 MWp) e Almaraz (49,87 MWp), que juntos irão produzir cerca de 222.000 MWh por ano. Esta energia é suficiente para abastecer aproximadamente 62.000 famílias e evitar a emissão de 23.000 toneladas de CO2 anualmente.

Com estas novas infraestruturas, a Galp eleva para 1,7 GW a sua capacidade instalada de energia solar em operação.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados