Bluetti Elite 30 V2 – Review: Energia a qualquer hora, em qualquer lugar

- Publicidade -

A Bluetti Elite 30 V2 é, sem margem para dúvidas, uma estação equilibrada que se destaca pela facilidade de utilização e versatilidade.

Apesar de não ter grandes expectativas em relação à Bluetti Elite 30 V2, confesso que fiquei surpreendido com o equilíbrio que oferece entre a sua portabilidade e desempenho. Esta pequena estação de energia foi claramente desenhada a pensar em pretende levar a conveniência de ter energia à mão, mas fora de casa, seja para um fim-de-semana no campo, um dia de praia ou simplesmente para ter uma fonte de energética fiável em deslocações. Ou, em casos mais extremos, quando ficamos sem energia em casa (lembram-se do apagão?). Com uma bateria de 288Wh e uma potência de saída de 600W em corrente alternada, esta unidade apresenta-se surpreendentemente eficiente para as dimensões que tem.

A Bluetti Elite 30 V2, vem substituir a sua antecessora, a Bluetti EB3A, e conta com algumas melhorias. Para além do ligeiro aumento da capacidade da bateria (de 268Wh para 288Wh), apresenta-se também com alguns melhoramentos no seu design. A sua estrutura é mais sólida, mais limpa, e o destaque vai para a sua pega embutida, moldada no próprio corpo da unidade, muito mais resistente e sem peças móveis que possam desgastar-se com o tempo. Ainda assim, perde a funcionalidade de carregamento sem fios e a luz LED integrada do seu antecessor. Apesar de serem ausências notáveis, não as considero críticas, já que com a V2 temos acesso a portas USB-C mais potentes, uma delas com 100W e outra com impressionantes 140W, que se revelam ideais para carregar portáteis sem precisar do carregador original.

Unboxing do Bluetti Elite 30 V2
Unboxing do Bluetti Elite 30 V2

O painel frontal da Elite 30 V2 é bem organizado. À esquerda temos uma entrada DC, compatível com o isqueiro do carro (cabo incluído) ou com painéis solares (cabo vendido à parte). Logo abaixo, há uma porta tipo isqueiro e duas portas DC5521 (12V, 8A). Ao centro encontra-se o ecrã LCD, que apresenta informações sobre o estado da unidade, assim como os três botões de ativação, um para a energia geral, outro para a corrente contínua e um terceiro para a corrente alternada. O ecrã liga-se com um simples toque e permanece ativo durante um minuto, o que ajuda a poupar energia.

Ainda no painel frontal, encontramos quatro portas USB (duas tipo A e duas tipo C). A porta USB-C de 140W revelou-se especialmente útil para alimentar o meu portátil durante o dia inteiro de trabalho, e tudo isto sem utilizar qualquer carregador adicional. Do lado direito estão localizadas duas tomadas AC e, num compartimento separado, a entrada para carregamento AC e o terminal de ligação à terra, para quem tiver equipamentos que o exijam.

A Bluetti Elite 30 V2 impressiona pela qualidade de construção, com uma estrutura em plástico rígido que se demonstrou ser robusta e perfeita para quem leva a unidade para sítios mais inóspitos. Não tive qualquer receio de a colocar no chão, numa mochila ou até mesmo no porta-bagagens com outros equipamentos por cima. E mais importante é que é leve. Com apenas 4,3 kg, torna-se numa companhia indispensável para quem precisa de energia portátil sem complicações.

Durante os meus testes, utilizei a Bluetti Elite 30 V2 em vários cenários. Durante um dia na piscina, foi perfeita para alimentar uma coluna Bluetooth de maior dimensão, manter os telemóveis carregados e até ligar uma pequena ventoinha. Já à noite, aproveitei o seu corpo compacto para a colocar discretamente debaixo da mesa de piquenique, onde alimentou confortavelmente uma série de luzes decorativas exteriores.

Na vertente profissional, também me ajudou bastante. Em dias de trabalho ao ar livre, a Bluetti Elite 30 V2 foi capaz de manter dois computadores portáteis ligados durante 3 horas, quando auxiliados por 2 monitores externos. Para além disso, 2 smartphones também ficaram ligados para se testar a sua capacidade e resistência. E todos em utilização ativa.

Bluetti Elite 30 V2
Bluetti Elite 30 V2

Outro ponto alto é o facto de a Elite 30 V2 poder funcionar como UPS (Uninterruptible Power Supply), com uma comutação inferior a 10ms. Durante testes de corte de energia simulados, manteve o meu computador ligado sem qualquer falha, o que é ótimo para trabalhos mais críticos. Gostei também da forma como o dispositivo se adapta automaticamente a fontes de energia instáveis, como geradores ou tomadas com flutuação de voltagem. Este modo de auto-adaptação ajuda a proteger tanto a unidade em si, como os dispositivos a ele ligados.

Temos ainda acesso a algumas funcionalidades úteis como um temporizador de auto-encerramento das portas de saída, e um modo de aumento de potência, que permite suportar picos de até 1500W, suficientes para pequenos eletrodomésticos como ferros de engomar ou uma máquina de café.

O Bluetti Elite 30 V2 oferece três modos de carregamento:

  • Normal: a 200W e leva cerca de 2 horas para a carga total.
  • Turbo: até 380W (AC ou AC + solar combinados), chega aos 80% em 45 minutos.
  • Silencioso: mantém os 200W, mas com operação muito mais discreta — ideal para ambientes calmos, ainda que a carga leve perto de 3 horas.

Tudo isto pode ser controlado através da aplicação Bluetti, que é muito bem concebida. A ligação inicial é feita via Bluetooth, mas é possível integrar na rede Wi-Fi para aceder remotamente. O processo de emparelhamento é simples e rápido, e o nível de controlo oferecido é impressionante.

A Bluetti Elite 30 V2 é, sem margem para dúvidas, uma estação portátil equilibrada. Não tem uma capacidade extraordinária, mas ganha pontos pela sua portabilidade, facilidade de utilização e versatilidade. É o tipo de equipamento que rapidamente se torna indispensável para quem está sempre em movimento ou quer garantir uma fonte de energia fiável num momento de aflição. Como tal, aqueles que procuram por algo compacto, fiável e repleto de funcionalidades úteis, esta Bluetti Elite 30 V2 é, na minha opinião, uma excelente opção, para pelo menos ter em consideração, já que custa somente €199. O equipamento pode ser adquirido diretamente no site da fabricante, e até ao próximo dia 12 de setembro os interessados podem aproveitar o desconto de 5% utilizando o código promocional BLUETTIECHO.

Este dispositivo foi cedido para análise pela Bluetti.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados