Projeto Bibliotecas de Praia promove a leitura, o convívio e o acesso à informação durante o verão, com espaços acolhedores em quatro praias do concelho.
Até ao próximo dia 31 de agosto, Esposende volta a acolher as já tradicionais Bibliotecas de Praia, uma iniciativa que alia o lazer à promoção da leitura, cultura e conhecimento, aproveitando o ambiente descontraído das férias de verão. Instaladas nas praias de Cepães (Marinhas), Suave Mar (Esposende), Ofir (Fão) e Apúlia, estas bibliotecas oferecem um leque diversificado de recursos para todas as idades e interesses.
O serviço funciona diariamente, das 10h às 13h e das 14h às 18h, permitindo aos veraneantes usufruírem de livros, jornais e revistas disponíveis em português, inglês, francês e alemão, bem como publicações locais e materiais de divulgação turística sobre o concelho.
Os leitores podem optar por permanecer na esplanada das bibliotecas, relaxar na areia com um livro, ou requisitar obras para leitura em casa, evitando assim deslocações até à Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura. A pensar nos mais novos, as bibliotecas incluem também um espaço infantil, com almofadas, materiais de desenho e jogos. Já o convívio entre amigos e famílias é, naturalmente, incentivado, com a disponibilização de jogos de tabuleiro para várias idades.
O funcionamento das Bibliotecas de Praia é assegurado por bolseiros ao abrigo do serviço cívico/comunitário, estudantes do ensino superior que colaboram na dinamização destes espaços no âmbito das Bolsas de Estudo atribuídas pelo município.