Nokia procura novo parceiro para fabricar smartphones

- Publicidade -

Uma estranha publicação no Reddit reacendeu dúvidas sobre o futuro da Nokia no sector dos smartphones e dos dispositivos eletrónicos.

A Nokia anunciou de forma inesperada que está à procura de novos parceiros de licenciamento para a utilização da sua marca para smartphones e não só. Este anuncio está a a ser recebido com alguma estranheza pela comunidade, uma vez que foi feito através de uma publicação no Reddit, mais precisamente no subreddit r/nokia, pela conta oficial do gestor de comunidade da marca.

Na mensagem, a empresa convida inclusive fabricantes de grande escala interessados em colaborar com a Nokia a entrarem em contacto através do seu portal oficial. A escolha deste canal — informal e dirigido maioritariamente para entusiastas — levanta questões sobre a estratégia de comunicação da empresa, sobretudo considerando o peso histórico da Nokia na indústria de telecomunicações.

Atualmente com presença quase nula no mercado de smartphones, a Nokia continua a ser um nome de referência na área das infraestruturas de rede. No entanto, a tentativa de revitalizar a marca através de licenciamento, como aconteceu nos últimos anos com a HMD Global, parece ser uma possibilidade. A parceria com a HMD, formada por antigos responsáveis da Nokia Mobile, não alcançou os resultados esperados e, por isso, cessou. Contudo, não é claro se esta decisão partiu da Nokia ou da HMD.

O caso torna-se ainda mais curioso considerando o histórico recente da marca em licenciar o seu nome para outros produtos, como televisores (através da Streamview), acessórios de áudio (com a RichGo) e até computadores portáteis (com a OFF Global). Mas nenhuma destas parcerias parece ter resistido ao teste do tempo, estando atualmente inativas.

Tanto a Nokia como a HMD têm enfrentado desafios significativos. A HMD anunciou recentemente a sua saída do mercado norte-americano, em grande parte devido a tarifas comerciais impostas nos últimos anos. Por sua vez, a Nokia teve de desmentir rumores sobre uma possível aquisição da sua divisão de redes por parte da Samsung. Embora tenha registado um volume de negócios de 4,39 mil milhões de euros, o lucro líquido da empresa ficou-se pelos 156 milhões — uma margem bastante modesta para uma gigante do sector.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados