Too Good To Go – O quão fácil é evitar o desperdício alimentar?

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Aceitei um desafio da Too Good To Go para mostrar o qual fácil é utilizar esta incrível aplicação em diversas áreas de consumo. E sim, é possível recorrer apenas à app para as principais refeições do dia…

Quando chegou a Portugal, em outubro de 2019, a Too Good To Go começou logo por criar sensação. Na altura, eram escassas as soluções que permitissem ao consumidor evitar o desperdício de refeições, com o bónus de adquirirem alimentos em bom estado de consumo.

Era, e é, um dois em um: não só se evita o desperdício alimentar, que é um flagelo na sociedade atual, como é possível ter belíssimas refeições a um preço muito inferior ao praticado atualmente. Isto acontece porque, sendo excedentes (as chamadas sobras), o preço diminui drasticamente. Assim, ao invés de ir para o lixo, adquire-se essa comida que está em bom estado de consumo. E claro, fora da app, existem várias iniciativas que permitem agarrar nestes excedentes e doar a instituições, ajudando os mais necessitados.

Mas 2019 já foi há seis anos e, com o passar do tempo, a Too Good To Go foi registando cada vez mais estabelecimentos aderentes. E com tantas opções diferentes, como a possibilidade de salvar snacks, chocolates, cabazes de frutas, cabazes de legumes, azeites, cervejas (artesanais ou não), vinhos, entre tantas outras coisas, é perfeitamente natural que os portugueses adiram cada vez mais à iniciativa.

Em 2024, por exemplo, diz a Too Good to Go que os portugueses salvaram mais de 1.576.880 de Surprise Bags (SB), o equivalente a 510 piscinas olímpicas e 617 campos de futebol, respetivamente. A app também celebrou cinco anos de existência em Portugal em 2024, contando com mais de 5 milhões de Surprise Bags salvas nesse período, evitando 14 milhões de quilogramas de CO2e, o equivalente a 2.534 voos à volta do mundo.

Atualmente, são desperdiçadas mais de 1.9 milhões de toneladas de comida em território nacional, o que significa que recorrer à Too Good To Go não só é algo fundamental, como até devia ser obrigatório – mas aqui já é a nossa opinião.

Como já deu para perceber, somos grandes fãs da Too Good To Go, eu em particular. Afinal de contas, se posso ajudar o ambiente, e ao mesmo tempo poupar dinheiro enquanto consumo produtos em bom estado, porque não? Foi precisamente com este espírito que aceitei o desafio da equipa da Too Good To Go, que me forneceu um voucher de 30€ para mostrar aos leitores do Echo Boomer o que é possível adquirir com esse montante. E a verdade é esta: um pouco de tudo.

Seja para o pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar, encontram sempre opções disponíveis ao longo do país. Claro, há mais ou menos estabelecimentos aderentes dependendo do sítio onde vivem, e as horas de recolha também dependem de local para local. Portanto, tudo dependerá da vossa disponibilidade horária e da vontade de se deslocarem – bem sei que, no final de um dia de trabalho, não apetece nada sair do conforto do lar…

Neste desafio da Too Good To Go, comecei não por levantar uma surprise bag de pequeno-almoço – acho que não faz sentido, tendo em conta o feedback que fui lendo por aí -, mas sim por algo que, efetivamente, serve também para o pequeno-almoço, e na verdade para qualquer outro período do dia: uma SB de frutas e legumes.

No meu caso, como vivo em Setúbal, fui recolher uma SB de frutas e legumes do Hiper Frutas, estabelecimento que, se a memória não me falha, somente experimentei uma vez, nos primórdios da Too Good To Go em Portugal. E, caso também vivam na cidade, posso dizer que, de todos os estabelecimentos que vendem frutas e legumes, a surprise bag da Hiper Frutas foi, provavelmente, aquela que mais me agradou a nível de estado de conservação. E fiquei surpreendido porque é perfeitamente comum levantar-se SBs destas e muitos legumes, e mesmo as frutas, terem bolor. Lá está, o objetivo da Too Good To Go é evitar o desperdício alimentar, não comprar produtos iguazinhos aos que se vendem no supermercado, mas bem mais baratos.

Hiper Frutas - Surprise Bag Too Good To Go

Não só os legumes estavam em ótimo estado, como as próprias frutas, embora esta SB trouxesse mais legumes que frutas, tal como podem ver pela foto. Aliás, a própria aplicação avisa que as frutas e legumes que vamos encontrar podem não ser perfeitas, mas estão em bom estado, pelo que sugere usarmos em smoothies, sopas ou molhos, entre outras alternativas. O objetivo é sempre um: não desperdiçar.

Esta SB custou apenas 2,99€, pelo que fiquei com saldo de 27,01€.

Depois, e porque estava a precisar de pão, lembrei-me de ir recolher uma SB a uma loja que nunca desilude, pelo menos aqui em Setúbal: Padaria Portuguesa. Esta é uma daquelas SBs que é mesmo preciso ter vontade de ir recolher, uma vez que, pelo menos no meu caso, tenho sempre de pegar no carro para ir até à loja, que tem apenas uma janela de 15 minutos para a recolha do pedido – é entre as 20h e as 20h15.

Diz a descrição desta SB que, na Surprise Bad d’A Padaria Portuguesa, podemos “encontrar alguns dos melhores de padaria e pastelaria, desde o divinal pão de Deus ao brioche enrolado à mão”, sendo uma SB com um preço de 4,99€ via app – o valor estimado original, isto é, comprado diretamente em loja, é de 15€.

A Padaria Portuguesa - Surprise Bag Too Good To Go

Para meu azar, ou não, esta SB trouxe precisamente mais produtos de pastelaria do que pão, tal como podem constatar pela imagem aqui em baixo. E sempre tudo em ótimo estado – congelei o pão, já fatiado da loja, e fui consumindo consoante precisava. O mesmo com os bolos, até porque ninguém precisa de comer tanto bolo de seguida.

Contas feitas, e com menos 4,99€, fiquei com 22,02€ de saldo.

Já falei do Bay Marina aqui no Echo Boomer, portanto, e como ainda não fui experimentar o restaurante, quis experimentar uma SB deste estabelecimento. “Buffet de comida asiática? Sim. Onde? Dentro desta Surprise Bag”, é a descrição que se pode ler desta surprise bag… que foi uma autêntica desilusão.

Portanto, cheguei ao restaurante e, quando mencionei os termos “surprise bag” ou “Too Good To Go”, o desconhecimento era geral. Foi apenas ao mostrar a aplicação que a gerente do Bay Marina – pelo menos pareceu-me ser a gerente – lá percebeu do que se tratava, pedindo a um funcionário para preparar uma SB. Qual não foi o meu espanto quando recebi apenas uma caixa. Sim, uma caixa.

Isto é grave por dois motivos: um, esta SB custa 4,99€ (mais 1€ da embalagem), ou seja, custou-me 5,99€, e o restaurante diz na app que custa originalmente 15€. Ora, esta caixa de comida não custa esse valor nem aqui em Portugal, nem na China. Em segundo lugar, liguei para o restaurante a confirmar os valores da caixa de takeaway e cobram entre 6 a 7€ por caixa. Ou seja, e neste caso, não se trata de nenhum combate ao desperdício, mas sim puro oportunismo e chico-espertice.

Naturalmente, denunciei a situação e dei feedback de apenas uma estrela – o mínimo, já agora – ao Bay Marina. Felizmente, a equipa de apoio ao cliente da Too Good To Go foi extremamente rápida em resolver a situação, tendo-me restituído o montante gasto.

Portanto, e após esta péssima experiência, continuei com os meus 22,02€. E isto serve para mostrar o quão importante é o feedback e reclamarem quando assim tem de ser. Porque a Too Good To Go funciona muito bem, isso funciona, mas nem sempre tudo corre como o esperado.

Resolvi também experimentar algo que já tinha referido aqui no site: pizza. Neste caso uma pizza da Telepizza – podia ter escolhido a Pizza Hut, é certo, mas preferi investir numa pizza familiar.

Como é que funciona? Muito simples. A Telepizza tem várias opções de surprise bag – Pizza Individual (3,49€), Pizza Média (5,99€) e Pizza Familiar (7,99€). No meu caso, resolvi logo apostar na Pizza Familiar, até porque há duas hipóteses: ou se divide com alguém… ou guarda-se as restantes fatias para o dia seguinte.

Desloquei-me até à Telepizza de Setúbal e, assim que cheguei e disse que tinha um pedido da Too Good To Go para levantar, foi-me dito como é que o processo funcionava. Basicamente, podem escolher uma pizza do menu Descomplicadas, que tem seis pizzas à escolha, ou fazer a vossa própria pizza de dois ingredientes. Na app, dá indicação de que a pizza familiar custa 25,75€, enquanto que, em loja, surge o valor de 25,95€. Bastou esperar 15 minutos para levar uma pizza quentinha… feita na hora.

Telepizza - Surprise Bag Too Good To Go

Esta é daquelas que o preço efetivamente compensa. Mesmo que apanhem alguma promoção, não conseguirão encontrar um preço tão competitivo quanto este da Too Good To Go, portanto, não poderia recomendar mais.

Com este pedido, retirei 8,19€ ao meu saldo (7,99€ da pizza + 0,20€ da embalagem), ficando com um restante de 13,83€.

Durante este período, resolvi também ir levantar uma SB de sushi do Auchan. Tentei uma primeira vez, mas o pedido foi cancelado. Numa segunda vez lá consegui… mas a experiência não foi a melhor.

Isto é, não tive quaisquer problemas durante o levantamento. O problema foi o estado do sushi, que já vem previamente preparado. Pelas fotos, conseguem ver que o salmão já estava a perder a cor em várias peças, apresentando-se mais acastanhado do que propriamente com a cor natural. Ora, e uma vez que falamos de peixe cru, a segurança alimentar ganha ainda mais importância, tornando-se extremamente perigoso consumir peixe neste estado.

Além disso, constatei aquilo que já tinha percebido na primeira vez que salvei uma SB de sushi do Auchan: o arroz das peças já está algo seco e não tem propriamente muita qualidade – tampouco se sente aquele gostinho doce.

Dito isto, e devido à questão do peixe, vi-me na obrigação de, novamente, reclamar junto da Too Good To Go. Um dia depois, problema resolvido e dinheiro reembolsado. Contas feitas, continuei com o saldo de 13,83€.

Ainda assim, não quis desistir do sushi, e apanhei a Surprise Bag do Sushi & Poke, que tem uma loja a menos de um quilómetro da minha morada. A SB tem um custo de 5,19€ (4,99€ da SB mais 0,20€ da embalagem) e, essencialmente, traz um combinado de peças de sushi de boa qualidade – daí ter querido matar saudades.

No entanto, mais um problema surgiu: o elevado tempo de espera. Assim que me desloquei à loja, foi-me dito que, devido à afluência, teria de esperar entre 30 a 45 minutos pelo levantamento da SB – sim, o sushi é feito na hora. Percebo o excesso de trabalho da loja, mas se o objetivo é evitar o desperdício alimentar, que sentido faz esperar tanto tempo só para levar uma caixa que custou 5,19€? Mais: assim que o horário de recolha ficou disponível, eu apareci logo na loja, ou seja, se tivesse aparecido para recolher a SB, sei lá, uns 10 minutos antes da hora limite, quanto tempo iria eu esperar? Nem quero pensar…

Sushi&Poke - Surprise Bag Too Good To Go

E há outro ponto a salientar: é verdade que vivo perto da loja, mas e se vivesse na outra ponta da cidade? Não bastava já deslocar-me, gastar tempo e combustível, e ainda ter de aguardar imenso tempo para recolher uma caixa de sushi? Para mim, não.

Foi com este descontentamento que, lá está, fiz nova reclamação através da app, sendo que, desta vez, não me restituíram a totalidade do valor do pedido – percebo perfeitamente, pois não surgiu nenhum problema a não ser o elevado tempo de espera -, mas sim 2,60€.

Contas feitas, gastei 5,19€, mas recuperei 2,60€, ficando com um saldo de 11,24€. Ou seja, ainda tinha montante para mais surprise bags. E fui buscar uma que sei que não me ia falhar, a da Grill 4 You, de onde trouxe um belo de um frango assado com arroz.

Este restaurante tem sempre umas 5 surprise bags por dia, e efetivamente já tinha resgatado algumas surprise bags antes deste desafio, portanto sabia que ia tudo correr bem, depois de alguns percalços pelo meio. Com um preço de 3,99€, cada SB traz uma refeição que dá perfeitamente para duas pessoas – a qualidade é boa, a quantidade idem.

Grill 4 You - Surprise Bag Too Good To Go

O engraçado desta SB – a recolha é apenas no período do jantar – é que os frangos que não foram vendidos ao almoço são os que depois são inseridos nas surprise bag. Ou seja, estão a consumir um frango em perfeito estado de consumo, tanto que sai da brasa, para vir aquecido, e depois é cortado e colocado dentro de caixas de takeaway. No meu caso, a dona até me disse que estava com sorte, pois o frango era mesmo acabadinho de sair, ou seja, não era uma “sobra” do almoço.

Com um custo total de 4,34€ (3,99€ da SB mais 0,35€ da embalagem), fiquei com um saldo restante de 6,90€. O que fiz? Reservei uma SB da BOROA, fabulosa padaria localizada no Entroncamento, quando fui visitar recentemente os meus pais. Desta vez não tirei foto, mas posso garantir-vos que, com ou sem SB, é um espaço que vale mesmo a pena visitar, uma vez que, na BOROA, os responsáveis recorrem a ingredientes naturais e locais (sempre que possível), farinhas tradicionais de moleiro (moídas em mó de pedra) e a processos de fermentação lenta com massa-mãe, chegando alguns pães a fermentar durante 24 horas.

Neste caso, já tive de pagar uns cêntimos pela surprise bag da BOROA, uma vez que é daqueles estabelecimentos que funcionam com preço dinâmico, isto é, o preço vai descendo à medida que o tempo vai passando… mas existe o risco de, se esperarem demasiado, outro utilizador apanhe a SB. No meu caso, preferi pagar logo os 7,49€, e valeu totalmente a pena.

No fim de tudo, 30€ para usar na aplicação é um excelente montante e que dá para grandes quantidades de comida. Basta escolher o estabelecimento certo – daí dar extrema importância ao feedback – que, à partida, tudo irá correr bem. Não só ajudam o ambiente, como poupam na carteira, algo cada vez mais necessário dado o encarecer do custo de vida. Recomendo, também, que não dependam exclusivamente da Too Good to Go para se alimentarem, uma vez que os estabelecimentos podem sempre cancelar as vossas SBs caso não tenham excedentes. E sim, foi algo que também me aconteceu, mas que em nada beliscou a minha experiência.

Uso, e continuarei a usar, a Too Good To Go. Convido-vos a fazer o mesmo.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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