Hospital de Sintra já entrou em funcionamento

- Publicidade -

O Hospital de Sintra, uma nova unidade do SNS, já está em funcionamento com consultas, urgência 24h, internamento e bloco operatório em atividade faseada.

O novo Hospital de Sintra, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) de Amadora/Sintra, iniciou atividade no passado dia 11 de julho, com a abertura das primeiras Consultas Externas. Esta nova unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) arranca com um plano de abertura faseada, assegurando uma transição segura e estruturada para utentes e profissionais.

No dia seguinte, 12 de julho, entrou em funcionamento o Serviço de Urgência Básica. Já esta segunda-feira, dia 14 de julho, começaram a operar o Bloco Operatório e a Unidade de Internamento. Este arranque assinala uma nova etapa na prestação de cuidados de saúde no concelho de Sintra, procurando dar resposta ao aumento da procura e às necessidades específicas da população.

Concebido para reforçar a capacidade assistencial da região, o Hospital de Sintra funciona em articulação com o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, também integrado na ULS Amadora/Sintra. Esta integração permite uma gestão coordenada de recursos, circuitos assistenciais bem definidos e continuidade de cuidados, otimizando a resposta às diferentes situações clínicas.

Entre os serviços clínicos prestados encontram-se Medicina Interna, Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina Física e de Reabilitação e uma Unidade de Saúde Mental. Nos meios complementares de diagnóstico incluem-se Imagiologia (com TAC, Ressonância Magnética e Ecografia), Laboratório de Análises Clínicas, Cardiologia e Pneumologia.

O Serviço de Urgência Básica está equipado com sala de emergência e reanimação, áreas de observação clínica para adultos, boxes individuais, quartos de isolamento, salas de pequena cirurgia, tratamentos e colheitas, inaloterapia, sala de banho assistido e acesso direto ao serviço de radiologia. A configuração foi desenhada para garantir uma resposta clínica adequada ao nível de complexidade esperado.

A nova unidade dispõe de 60 camas de internamento, quatro salas de cirurgia principais e duas dedicadas a intervenções de menor complexidade, 34 gabinetes de consulta médica e 54 gabinetes de apoio à realização de exames e ao Serviço de Urgência. Este último funcionará 24 horas por dia, durante todo o ano.

Segundo dados fornecidos pela ULS Amadora/Sintra, estima-se que o Hospital de Sintra realize anualmente cerca de 170.000 consultas externas em várias especialidades, 60.000 episódios de urgência – cerca de um terço das atualmente registadas no Hospital Amadora-Sintra – e 8.000 cirurgias, com impacto direto na redução das listas de espera.

A Câmara Municipal de Sintra financiou integralmente a construção da unidade, num investimento de 63,8 milhões de euros, tendo posteriormente entregue o edifício, totalmente equipado, ao SNS.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados