Ponte do Fão reabilitada após investimento de 2,5 milhões de euros

- Publicidade -

Foram finalizados os trabalhos de reabilitação da Ponte do Fão, na EN13, com um investimento de 2,5 milhões de euros, reforçando a segurança e conservação desta infraestrutura histórica do século XIX.

Foram concluídos os trabalhos de reabilitação da Ponte do Fão, situada sobre o rio Cávado, na estrada nacional 13, em Esposende. Esta intervenção, que durou cerca de um ano, implicou um investimento de 2,5 milhões de euros e incidiu na reparação e renovação da proteção superficial de toda a estrutura metálica do tabuleiro, reforçando as condições de circulação e segurança rodoviária naquela via.

O conjunto da obra incluiu a reabilitação da estrutura metálica, dos aparelhos de apoio e do embasamento dos sete pilares que sustentam a ponte. Foram também intervencionados os guarda-corpos metálicos do passeio, que foram elevados, e substituídas as guardas de segurança, bem como as respetivas fixações. Procedeu-se também à recuperação dos pilares, encontros e muros em alvenaria, para além da impermeabilização do tabuleiro e da repavimentação da superfície de circulação.

A Ponte do Fão é um elemento histórico e arquitetónico marcante da região, construída entre 1888 e 1891 pelo engenheiro Abel Maria da Costa. A sua importância foi reconhecida em 1986, quando o Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico (IPPAR) classificou a estrutura como imóvel de interesse público, por ser o único exemplo em Esposende de arquitetura industrial daquela época.

Com um comprimento total de 277,84 metros entre encontros e uma largura de seis metros, a Ponte do Fão é constituída por oito vãos de 33,48 metros cada, apoiados em sete pilares de alvenaria revestidos a cantaria de granito. Estes pilares estão fundados em pegões realizados com recurso a ar comprimido, a profundidades que variam entre 9,25 e 17,05 metros. Os encontros, também em alvenaria, prolongam-se por ambas as margens através de muros de avenida que suportam o aterro da plataforma rodoviária, consolidando assim a estabilidade da infraestrutura.

Foto: IP – Infraestruturas de Portugal

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados