O realizador de Superman defende uma nova abordagem para estas histórias e rejeita repetir momentos que o público já conhece de cor.
Para James Gunn, já chega de assistirmos às mesmas histórias de origem repetidamente. O atual co-CEO da DC Studios e realizador de Superman – que estreia esta semana e que será o primeiro capítulo para o seu universo cinemático – deixou claro numa nova entrevista ao The Times que não tem qualquer interesse em revisitar os momentos dramáticos que definiram figuras de heróis como Batman, Spider-Man ou o próprio Super-Homem.
“O público não precisa de ver mais uma vez o colar de pérolas a cair num beco quando os pais do Batman são mortos. Ou a aranha radioativa a morder o Spider-Man. Ou o bebé Kal a chegar de Krypton numa pequena nave”, afirmou Gunn, referindo que estes são detalhes que já estão demasiado enraizados na cultura popular, quase como episódios de história americana. “Já vimos milhões de filmes com personagens cuja infância nunca nos é explicada. E ninguém se importa.”
De acordo com o realizador, o foco do novo filme, Superman, não passa por justificar o passado da personagem titular, mas sim por explorar quem ele é no presente e os dilemas que enfrenta. Esta ideia pode ser assistida no último trailer oficial do filme, que apresenta o herói já no ativo, (David Corenswet) a ser entrevistado por Lois Lane (Rachel Brosnahan) após impedir sozinho uma guerra, levando à sua detenção. O filme conta ainda com um leque alargado de personagens que certamente não terão tempo para as suas origens, algumas já adaptadas a live-action, como Lex Luthor ou Jimmy Olsen, e outras em estreia absoluta neste formato, como Hawkgirl, Green Lantern – Guy Gardner -, Mr. Terrific, Metamorpho, e ainda Krypto, o energético cão do Super-Homem.
Apesar de Superman não contar uma história de origem e, promete abrir um novo ciclo para a DC Studios e para futuros projetos, ainda que seja também apresentado com uma narrativa fechada, algo que não tem sido muito comum no género dos filmes de super-heróis nos últimos anos.
Superman estreia a 10 de julho de 2025 em Portugal.