O estúdio do lendário co-criador de DOOM perdeu o financiamento do seu próximo jogo como resultado direto da mais recente reestruturação da Microsoft.
A Romero Games confirmou ter perdido o financiamento para o seu próximo jogo, na sequência de uma decisão da editora, a Microsoft, que atingiu também outros projetos desconhecidos e que estariam por ser revelados de outros estúdios. Em função deste corte, o estúdio depara-se agora com o despedimento de vários elementos da equipa.
O estúdio irlandês, liderado por Brenda e John Romero – o lendário co-criador de DOOM -, publicou um comunicado onde explica que a decisão deste cancelamento partiu de níveis superiores da editora e que estava fora do seu controlo. O projeto em questão estava a cumprir os objetivos definidos e a receber feedback positivo, de acordo com a equipa.
Apesar de a Microsoft não ser mencionada diretamente, vários ex-funcionários identificaram a empresa como responsável pela situação. Através de publicações no LinkedIn, descrevem o encerramento do financiamento como resultado direto da mais recente vaga de despedimentos. Alguns referem mesmo que o estúdio poderá fechar, embora não haja confirmação oficial nesse sentido.
De momento, a Romero Games está a tentar apoiar os trabalhadores afetados e a avaliar os próximos passos. O jogo cancelado seria um título de ação original, que ainda não tinha sido anunciado.
Esta situação surge poucos dias depois de se saber que a Microsoft avançou com cerca de 9.100 despedimentos, afetando diferentes áreas da empresa, incluindo a divisão de videojogos, que foi atingida de forma severa, com cancelamento de jogos, de estúdios e cortes de equipas. Trata-se de mais uma fase do processo de reestruturação iniciado em 2023, com impacto crescente sobre os estúdios e equipas associados à Xbox.