EA vai desligar os servidores de Anthem em janeiro de 2026 e deixará de ser jogável

- Publicidade -

O infame jogo co-op da BioWare será retirado da EA Play já em agosto e encerrado definitivamente a 12 de janeiro de 2026.

A BioWare anunciou que Anthem será descontinuado a 12 de janeiro de 2026, data em que os servidores online serão encerrados e o jogo deixará de estar acessível. Por se tratar de uma experiência exclusivamente online, Anthem tornar-se-á completamente injogável após esse dia.

De acordo com o comunicado oficial publicado no site da BioWare, os jogadores já não podem adquirir elementos monetários, como a moeda premium dentro do jogo, mas podem usar o saldo existente até ao encerramento dos servidores. O jogo será também removido da EA Play já no próximo dia 15 de agosto, ficando impossível de o adquirir, mas continuará disponível para download e jogo até à data final para quem o tiver adquirido anteriormente.

Na mesma publicação, a BioWare agradeceu o apoio da comunidade e esclareceu que a decisão de encerrar o jogo não resultou em despedimentos das suas equipas de desenvolvimento. Já a EA, responsável pela publicação do jogo, não avançou qualquer justificação adicional para esta decisão.

Anthem foi originalmente lançado em fevereiro de 2019 e teve um lançamento problemático. Ao prometer uma experiência cooperativa em ambiente de ficção científica, focada no uso de exoesqueletos chamados Javelins, a sua premissa emocionante caiu por terra devido a imensos problemas técnicos – tanto a nível visual, mecânico como da sua infraestrutura online -, falta de conteúdo e uma estrutura de progressão narrativa repetitiva e aborrecida, uma receita que resultou numa receção morna. Apesar de vários esforços de melhorar e até reformular o jogo, incluindo a proposta cancelada de uma versão “Anthem 2.0”, o jogo nunca chegou a recuperar, com a equipa principal de desenvolvimento a voltar-se para outros projetos

Este desfecho marca o fim de um percurso atribulado para uma das apostas mais ambiciosas da BioWare nos últimos anos, mas que se tornou no segundo desastre consecutivo da lendária produtora, depois de tentar expandir Mass Effect com o infame Mass Effect: Andromeda.

Após Anthem, a Bioware trouxe-nos Dragon Age: The Veilguard, mais sólido e mais bem recebido e está atualmente a trabalhar no próximo capítulo de Mass Effect, que todos esperam que seja bem melhor.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados