O Honor Magic V5 é atualmente exclusivo para o mercado chinês, mas está agendado para chegar ao mercado europeu em agosto.
A Honor anunciou oficialmente, para o mercado chinês, o seu mais recente smartphone dobrável, o Honor Magic V5. Este dispositivo, que sucede ao já impressionante Magic V3, destaca-se por se apresentar como o smartphone dobrável mais fino de sempre, com apenas 8,8 milímetros de espessura quando fechado e uns impressionantes 4,1 milímetros quando aberto. O Honor Magic V5 também é leve, com apenas 217 gramas
Como já é comum, o equipamento foi desenvolvido com recurso a sistemas de inteligência artificial, permitindo um design extremamente compacto sem sacrificar robustez ou funcionalidades. A estrutura interna integra fibra de carbono e o exterior é protegido por vidro NanoCrystal, altamente resistente a riscos. A nova dobradiça, batizada de Honor Super Steel, promete durabilidade e suavidade na utilização.
A versão mais equipada com 1TB de armazenamento interno, integra uma bateria de célula dupla em silício-carbono de 6.100 mAh, algo que se traduz numa capacidade extraordinária num formato tão reduzido. As restantes variantes não ficam muito atrás, com uma bateria de 5.820 mAh, igualmente respeitável. Todas as versões suportam carregamento rápido com fios a 66W e carregamento sem fios a 50W, assegurando máxima comodidade. O chip Honor E2, aliado a um novo regulador de voltagem, promete ainda elevada eficiência energética, segurança e controlo térmico.
No campo dos ecrãs, o Magic V5 mantém as linhas do seu antecessor. A parte exterior oferece um ecrã LTPO OLED de 6,43 polegadas com resolução de 1060 x 2376 pixeis, taxa de atualização variável de até 120Hz e brilho máximo de 5.000 nits. Já o ecrã interno, ligeiramente maior, estende-se por 7,95 polegadas e mantém a qualidade AMOLED LTPO, com resolução de 2172 x 2352 pixeis. Ambos os ecrãs contam com câmaras frontais de 20MP, garantindo consistência na experiência fotográfica em qualquer modo de utilização.
A traseira do Magic V5 alberga o novo sistema fotográfico AI Falcon, que evolui a partir do conjunto do V3. O sensor principal mantém os 50MP com estabilização ótica, mas os sensores secundários foram significativamente melhorados. A tele-objetiva periscópica passa para 64MP, com zoom ótico de 3x, e a lente ultra grande angular sobe para 50MP, assegurando maior versatilidade e nitidez, auxiliadas por capacidades inteligentes.
O desempenho é garantido pelo processador Qualcomm Snapdragon 8 Elite, acompanhado por 12 ou 16GB de RAM e opções de armazenamento de 256GB, 512GB ou 1TB. A conectividade também foi reforçada, com suporte alargado para bandas 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 6.0, NFC, infravermelhos, GPS de banda dupla e porta USB-C com saída de vídeo. A nível de software, o equipamento sai de fábrica com o MagicOS 9.0.1 pré-instalado, que é baseado no Android 15. Esta nova versão do sistema operativo da Honor integra um assistente inteligente, YOYO, que aproveita as capacidades inteligentes para facilitar tarefas do quotidiano, como criação de documentos, gestão de calendário, partilha de ficheiros e comunicação, tudo através de interações em linguagem natural.
No mercado chinês, o Honor Magic V5 já está disponível em quatro cores – preto, dourado, branco marfim e castanho avermelhado – e em três configurações de memória. Os preços variam entre os 8.999 yuan (cerca de 1.068€) e os 10.999 yuan (aproximadamente 1.305€). A versão europeia, com lançamento confirmado para o mercado europeu em agosto, será disponibilizada nas cores preto, dourado e branco marfim, embora os preços finais ainda não tenham sido divulgados.