A eletrificação da Linha do Algarve representa um investimento estratégico com impacto direto na vida quotidiana das populações.
A Linha do Algarve entrou numa nova fase do seu processo de modernização com a realização, a 24 de junho, da primeira circulação de um comboio com tração elétrica entre Faro e Vila Real de Santo António. Este momento marca um avanço significativo na eletrificação do troço oriental da linha, apontando para uma transformação profunda na mobilidade ferroviária da região.
A circulação correspondeu a uma marcha de ensaio destinada à inspeção dinâmica da catenária, enquadrada no processo de certificação técnica necessário para a entrada em funcionamento do sistema elétrico. A composição utilizada, cedida pela CP, foi uma automotora elétrica da série 2240 e tornou-se o primeiro comboio elétrico a atingir a estação de Vila Real de Santo António.
O troço eletrificado, com cerca de 56 quilómetros, atravessa os concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António. A conclusão do processo de certificação permitirá o início da exploração comercial com tração elétrica, no âmbito do plano de modernização promovido pela Infraestruturas de Portugal.
A eletrificação da Linha do Algarve representa um investimento estratégico com impacto direto na vida quotidiana das populações e na principal atividade económica regional, o turismo. A eliminação de transbordos e a redução dos tempos de percurso, estimada em cerca de 25 minutos no trajeto entre Lagos e Vila Real de Santo António, reforçam a conectividade entre os centros urbanos do Algarve e as ligações de longo curso com Lisboa e o Norte do país.
Foto: IP – Infraestruturas de Portugal