Carris Metropolitana fez mudanças em Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira

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A Carris Metropolitana aplicou várias mudanças na Área 2, com reforço de horários, novas linhas e ajustes nos percursos que impactam os concelhos de Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira.

A rede da Carris Metropolitana na Área 2 sofreu um conjunto de modificações significativas que impactam directamente os concelhos de Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira. O plano de reorganização, implementado desde o passado dia 2 de junho, traduziu-se no reforço de horários em várias linhas já existentes, ajustes nos percursos atuais e na introdução de nove novas ligações rodoviárias, ampliando assim a oferta e a cobertura horária da Carris Metropolitana nestes territórios e promovendo uma reorganização da mobilidade local.

O novo desenho da Área 2 da Carris Metropolitana não se ficou pela criação de novas linhas. Algumas das atuais foram desactivadas, mas os seus serviços passaram a ser assegurados por outras rotas – novas ou reconfiguradas – que respondem às mesmas necessidades de transporte. Nos casos em que uma linha foi extinta, o respetivo percurso foi incorporado noutra, com reforço de horários ou alargamento do trajecto. É o que sucede, por exemplo, com os passageiros da linha 2820, que passaram a ser servidos pela 2821, ou com os utilizadores da 2211, que passaram a consultar a configuração da 2517.

Entre as principais novidades está a introdução de nove linhas adicionais, com percursos circulares e ligações entre zonas escolares, residenciais e interfaces com o metro ou centros urbanos. Esta expansão da rede da Carris Metropolitana procurou responder a necessidades específicas em áreas como Santo António dos Cavaleiros, Alverca, Alhandra, Caneças ou Quinta da Piedade, facilitando o acesso a pontos estratégicos como o Campo Grande, Lumiar, Cidade Nova ou a A8.

Nos terminais principais também se registaram alterações operacionais. Na Pontinha, as linhas 2831 e 2781 passaram a utilizar a paragem P6. No Campo Grande, houve uma redistribuição das linhas pelas paragens P1, P2 e P5. Em Caneças, no terminal da escola secundária, as linhas 2511 e 2513 mudaram de paragem.

Em Odivelas, a reorganização trouxe reforço dos horários escolares, ajustamentos de trajectos e integração de serviços. Linhas como a 2205, 2216 e 2201 foram desactivadas, mas os seus percursos e horários passaram a ser assegurados por alternativas reorganizadas, como a 2206, 2524 ou 2202. A cobertura territorial manteve-se e, em muitos casos, alargou-se.

No concelho de Loures, a reorganização contemplou novas linhas circulares e a fusão de serviços dispersos em redes mais coesas. Linhas como a 2013 e a 2027 deixaram de existir, mas os respectivos itinerários foram integrados em rotas mais amplas como a 2020, 2024, 2026 ou 2028. Esta reconfiguração visa reforçar as ligações entre zonas residenciais, estabelecimentos de ensino e áreas comerciais.

Em Vila Franca de Xira, destaca-se a entrada em funcionamento da nova linha 2742, que estabelece ligações entre zonas como Povos, Bom Retiro e o centro da cidade. Simultaneamente, registou-se um reforço da oferta noutras linhas municipais, consolidando a resposta da rede local às necessidades de mobilidade da população.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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