A Nespresso pretende alcançar 60% de reciclagem de cápsulas em Portugal até 2030, reforçando medidas de sustentabilidade e economia circular.
A Nespresso Portugal estabeleceu como meta alcançar, até 2030, uma taxa de reciclagem de 60% das cápsulas de alumínio utilizadas no país, quase o dobro dos 33% registados em 2024. Esta ambição é anunciada no contexto do Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho, e enquadra-se no compromisso da marca com a sustentabilidade ambiental.
Para atingir este objetivo, a empresa apela aos consumidores para que depositem as cápsulas usadas num dos mais de 250 pontos de recolha existentes em todo o território nacional, incluindo lojas próprias da marca. Este sistema de recolha está integrado num circuito dedicado de reciclagem, que contempla também a recolha aquando da entrega de novas encomendas.
Com mais de três décadas de experiência nesta área, tendo iniciado o primeiro sistema de reciclagem na Suíça, em 1991, a Nespresso mantém o compromisso com a valorização do alumínio, um material infinitamente reciclável. Este recurso é reaproveitado na produção de novos objectos, como canetas, bicicletas e equipamentos fotográficos.
Também a borra de café é reaproveitada. Parte desse resíduo orgânico é transformado em composto para fertilização de campos de arroz. O arroz produzido é posteriormente adquirido pela Nespresso e doado ao Banco Alimentar, numa iniciativa que visa combater a insegurança alimentar. Este projeto, denominado Reciclar é Alimentar, completa este ano 15 anos de actividade e permitiu já a entrega de mais de mil toneladas de arroz, o equivalente a cerca de 21 milhões de refeições, distribuídas por cerca de 2.600 instituições de solidariedade social em Portugal continental e ilhas.
Em complemento, a marca participa no projeto RECAPS, lançado em parceria com 14 outras empresas. Esta nova iniciativa procura facilitar o acesso à reciclagem, através da criação de pontos de recolha adicionais em vários municípios do país, com o objetivo de aumentar a taxa de reciclagem nacional.