Depois de a FlixBus ter reforçado os seus serviços com novas ligações diretas ao Aeroporto do Porto, é a vez da Rede Expressos mostrar o que vale.
A Rede Expressos acaba de disponibilizar mais de 5.000 bilhetes por mês a menos de 2€ para viagens entre o Porto, Braga, Guimarães e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A iniciativa surge num contexto de crescente movimento de passageiros entre estas cidades, alimentado por uma maior interligação regional e por transformações sociais e económicas em curso no norte do país.
Nos últimos anos, tem-se intensificado a procura por alternativas residenciais fora dos centros urbanos mais onerosos, como é o caso do Porto. Cidades como Braga e Guimarães afirmam-se, assim, como destinos privilegiados para quem procura soluções habitacionais mais equilibradas em termos de custo, mantendo uma proximidade estratégica à Área Metropolitana do Porto. Esta realidade tem gerado uma nova vaga de deslocações pendulares, com um número crescente de utilizadores regulares a recorrer ao transporte rodoviário como meio principal de mobilidade.
Entre 2024 e 2025, a Rede Expressos registou um aumento significativo no volume de viagens nestas rotas: 118% entre Braga e Porto, e 97% entre Guimarães e Porto. Os dados refletem uma adaptação da rede às novas exigências de mobilidade e à necessidade de oferta de transporte eficiente a preços reduzidos.
A ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, incluída nestes percursos, com bilhetes por apenas 1,95€, contribui para reforçar o papel estratégico da região norte no panorama turístico nacional, ao mesmo tempo que responde à procura crescente de acessos facilitados ao principal aeroporto da região.