A nova geração de equipamentos da CP moderniza o serviço e reforça a integração entre transportes urbanos, regionais e de longo curso.
A CP – Comboios de Portugal está a reforçar significativamente a presença de Máquinas de Venda Automática (MVA) na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito de um projeto de modernização dos seus canais de venda. A transportadora irá duplicar a oferta existente, passando de 157 para 308 equipamentos.
Esta nova geração de máquinas introduz melhorias substanciais na experiência de utilização, com uma interface renovada, disponível em vários idiomas, e funcionalidades alargadas que abrangem a totalidade dos serviços da CP – incluindo os urbanos, regionais, Intercidades e Alfa Pendular. A atualização tecnológica visa ainda facilitar o acesso aos títulos intermodais, como o Passe Navegante e o Passe Ferroviário Verde.
Atualmente, mais de metade das transações efetuadas nos serviços urbanos de Lisboa são realizadas através destas máquinas. Com o reforço agora em curso, a CP antecipa que esse número possa atingir os 70%, contribuindo para uma maior eficiência e fluidez na aquisição de bilhetes e passes, reduzindo a necessidade de recurso às bilheteiras tradicionais.
As novas MVA permitem a compra de bilhetes para todos os serviços da empresa, bem como de passes mensais e assinaturas. Estão também preparadas para aceitar métodos de pagamento digitais, como MB Way e cartões com tecnologia contactless, garantindo maior rapidez e conveniência no processo de compra.
Este investimento insere-se no âmbito do programa europeu MOBIL.T – Mobility and Ticketing for Multimodal Transport in Lisbon, que apoia soluções integradas de mobilidade. A substituição dos equipamentos anteriores, instalados em 2010, responde à necessidade de modernizar a infraestrutura de venda e promover uma maior articulação entre os diversos serviços ferroviários.
A implementação dos novos dispositivos decorre nas principais linhas suburbanas da região – Sintra, Cascais, Azambuja, Sado, Oeste e Alentejo – incluindo também a estação de Vendas Novas. Até ao momento, encontram-se já em funcionamento 278 das 308 máquinas previstas, o que representa cerca de 90% da instalação total.