A popular plataforma adotou ações para garantir a transparência e combater a desinformação nas eleições legislativas.
O TikTok anunciou um conjunto de medidas para garantir a integridade da plataforma durante as próximas Eleições Legislativas em Portugal. A primeira aconteceu a 18 de abril com o lançamento do Centro Eleitoral, um espaço dedicado a promover a transparência e informar os utilizadores sobre os processos eleitorais, incluindo recursos oficiais da Comissão Eleitoral, as datas importantes para as votações e orientações para identificar desinformação.
O objetivo desta iniciativa é de assegurar que os eleitores possam fazer escolhas informadas, evitando o impacto de conteúdos falsos ou enganadores. Para aumentar a visibilidade do Centro Eleitoral, o TikTok rotulou também conteúdos e resultados de pesquisa relacionados com as eleições, de forma a orientar os utilizadores para esse espaço de forma clara e direta.
Entre os dias 14 a 27 de abril, o TikTok também tomou várias iniciativas para combater a desinformação e garantir que a plataforma não fosse usada para influenciar indevidamente as eleições. Durante este período, a plataforma removeu mais de 275 peças de conteúdo que violavam as suas políticas de integridade cívica, eleitoral e de combate à desinformação. Mais de 98% deste conteúdo foi retirado ainda antes de ser denunciado pelos utilizadores. Para além disso, o TikTok conseguiu também bloquear mais de 7.400 contas de spam e evitar a criação de mais de 1.400.000 gostos e 942.000 pedidos de seguidores falsos, ações estas que visam garantir a autenticidade da interação na plataforma.
A plataforma também desativou mais de 45.000 contas falsas e removeu mais de 390.000 gostos e 26.000 seguidores falsos durante o mesmo período. Este conjunto de ações está alinhado com o compromisso do TikTok de manter um ambiente seguro e transparente, livre de manipulações externas ou esforços de influência dissimulada.
A par das iniciativas locais, o TikTok lançou ainda um Hub Global de Integridade Eleitoral. Esta ferramenta fornece detalhes sobre as ações de fiscalização e as medidas adotadas pela plataforma durante o período eleitoral em diversos países. Este centro global complementa as ações locais, reforçando o compromisso da plataforma em promover uma expressão segura e informada em todos os momentos de grande relevância cívica.