A Costa Cruzeiros está a avançar com uma reestruturação estratégica da sua frota, incluindo a renovação do Costa Serena e o lançamento de novos itinerários até 2027.
A Costa Cruzeiros está a reformular a sua estratégia, com foco na renovação profunda da frota e na diversificação dos itinerários até 2027.
Desde 2021, a companhia tem vindo a implementar um plano de requalificação que abrange todos os navios. As intervenções incluem a introdução de novas comodidades e serviços, alinhados com as mais recentes tendências do setor. O investimento total ultrapassa os 200 milhões de euros e distribui-se ao longo dos últimos cinco anos. A conclusão deste processo está prevista para novembro de 2025, altura em que o Costa Serena será submetido a uma remodelação estrutural em doca seca.
A intervenção no Costa Serena irá transformar significativamente o navio. Estão previstas alterações no design interior, com zonas comuns redesenhadas e a criação de novas áreas de restauração. Entre as novidades estão o restaurante Archipelago, com menus concebidos por chefes com estrelas Michelin, a pizzaria Pummidoro e o espaço Sushino@Costa. As suítes também serão completamente renovadas, com especial atenção ao conforto, à estética e à funcionalidade.
Após esta remodelação, o Costa Serena passará a operar em novos itinerários. Entre outubro e dezembro de 2026, está programado um cruzeiro de longa distância, com partida de Tóquio e chegada a Buenos Aires. Durante o inverno de 2027, o navio será alocado à América do Sul e, a partir da primavera seguinte, será reposicionado no Mediterrâneo.
A renovação da frota da Costa Cruzeiros inclui ainda a retirada progressiva de navios mais antigos. O Costa Fortuna, atualmente o navio mais antigo em operação, será retirado da frota em setembro de 2026. Até essa data, continuará em atividade, com itinerários programados para a Grécia e Turquia no verão de 2025 e para as Ilhas Canárias no inverno de 2025/2026.