A Infraestruturas de Portugal concluiu uma intervenção na EN243, melhorando os acessos à Zona Industrial de Riachos com novas rotundas, ciclovia e melhorias na segurança rodoviária, promovendo o desenvolvimento económico e a coesão territorial da região.
A ligação à Zona Industrial de Riachos, abrangendo os concelhos de Torres Novas e do Entroncamento, no distrito de Santarém, conta agora com uma rede viária requalificada. A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu uma intervenção na Estrada Nacional 243, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que representa já a oitava obra finalizada no âmbito deste programa.
O investimento, no valor de 5,4 milhões de euros, teve como objetivo a melhoria das acessibilidades à área industrial, com impacto direto na mobilidade diária da população e na circulação de mercadorias. A intervenção visou reforçar a segurança rodoviária, otimizar os fluxos logísticos e contribuir para o desenvolvimento económico e a coesão territorial da região.
Entre as principais alterações realizadas está a construção de duas novas rotundas, que reorganizam os acessos à localidade de Riachos, e a criação de uma nova via com cerca de 1,3 quilómetros, assegurando uma ligação direta entre a EN243 e a Zona Industrial do Entroncamento. Esta nova estrada, que entra agora em funcionamento, integra passeio pedonal ao longo de toda a extensão e uma ciclovia.
Foram igualmente efetuadas intervenções significativas na estrada existente. A plataforma rodoviária foi alargada num troço de aproximadamente 1.200 metros e procederam-se a correcções de traçado, nomeadamente entre os quilómetros 35,200 e 36,150, com o intuito de uniformizar as características geométricas da via. A obra incluiu ainda a substituição do pontão sobre a ribeira do Serradinho e a requalificação das zonas destinadas ao transporte público, incluindo a recuperação de abrigos existentes e instalação de novas estruturas.
Nas zonas urbanas e pontos de interseção foram construídos passeios e reorganizadas as travessias pedonais, numa lógica de ordenamento e reforço da segurança para peões. As três rotundas já existentes foram intervencionadas, enquanto a nova ligação à zona industrial – a partir da chamada Rotunda 5 – prolonga a malha viária com uma solução concebida para responder às exigências atuais do território.