O Magic 7 Pro é o primeiro equipamento da Honor a poder testar uma versão beta do Android 16.
A beta do Android 16 já chegou à Honor, mais concretamente, ao mais recente topo de gama da marca, o Magic 7 Pro, que tem a honra (literalmente) de ser o primeiro a receber a atualização, ainda que numa versão relativamente recente do sistema operativo: a Beta 3.
Tal como já aconteceu com outros dispositivos, como os da Xiaomi e da OnePlus, esta iniciativa destina-se especificamente a programadores, e não a entusiastas como em anos anteriores. O objetivo é permitir que os programadores testem as suas aplicações na nova versão do sistema operativo, de modo a estarem preparados para o lançamento oficial.
O procedimento de instalação requer alguma atenção, mas não é particularmente complexo. Tudo começa na página dedicada do site oficial da fabricante, disponível apenas em inglês. Uma vez na página, o utilizador deve descarregar o firmware para o computador e preparar o ambiente para a instalação via cabo USB. O smartphone deve ter o modo de programador ativado — basta tocar sete vezes rapidamente no item “número da versão” na secção Sobre o dispositivo, nas Definições. No computador, é necessário garantir que o ADB, o Python e o Honor Suite estão devidamente instalados.
A Honor refere que a instalação da nova versão do sistema operativo não apagará automaticamente os dados do Magic 7 Pro, mas recomenda-se, ainda assim, a realização de uma cópia de segurança, uma boa prática sempre que se lida com software em fase de testes. É também importante notar que a instalação exige 60GB de espaço livre no smartphone e cria uma nova partição de utilizador do sistema, que não partilha dados com a partição anterior. Ou seja, os dados presentes na partição antiga não poderão ser acedidos a partir desta versão Beta.