Redução dos preços dos combustíveis acompanha queda nas cotações do petróleo e poderá aliviar despesas das famílias e empresas.
Os preços dos combustíveis vão voltar a descer na próxima semana em Portugal. De acordo com fontes do setor, o litro de gasolina simples 95 deverá registar uma descida de dois cêntimos, enquanto o gasóleo simples – o combustível mais consumido no país – deverá baixar cerca de 1,5 cêntimos. Se estas projeções se confirmarem, os consumidores passarão a pagar, em média, 1,517€ por litro de gasóleo e 1,667€ por litro de gasolina, de acordo com os valores de referência divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Esta descida representa o valor mais baixo para o gasóleo desde julho de 2023 e o nível mais reduzido da gasolina desde setembro do mesmo ano.
A tendência de descida dos combustíveis já se faz sentir há várias semanas. Desde janeiro, o gasóleo já recuou 11,6 cêntimos por litro, enquanto a gasolina acumula uma descida de 7,9 cêntimos. Na presente semana, ambos os combustíveis já tinham baixado 1,3 cêntimos, e esta evolução está a aliviar a fatura energética de famílias e empresas, numa altura em que o poder de compra continua pressionado por outros custos.
Petróleo em queda pressiona preços para baixo
A descida dos preços nas bombas está diretamente ligada à evolução do petróleo Brent, que serve de referência para o mercado europeu. Esta sexta-feira, a cotação do barril estava em queda de 1,43%, negociando nos 61,24 dólares, acumulando perdas semanais na ordem dos 6%. Os mercados estão a reagir à contração da economia dos Estados Unidos no primeiro trimestre e à desaceleração do setor industrial na China. A instabilidade económica nos dois maiores consumidores de energia do mundo tem pressionado os preços do crude.