As linhas do Metro de Lisboa já estão reabertas, sendo que o Metro do Porto começou a funcionar um pouco antes.
Ontem, dia 28 de abril, um corte no fornecimento de energia elétrica afetou todo o território continental português. E isso fez com que o caos se gerasse, também nos transportes públicos, como é o caso dos metros do Porto e de Lisboa. Porém, tudo está normalizado por estas horas.
A operação do Metro do Porto foi retomada integralmente a partir das 6h. A empresa, em articulação com a subconcessionária Via Porto, tem vindo a restabelecer progressivamente todos os sistemas essenciais, como energia, sinalização e apoio à exploração, garantindo-se as condições necessárias de segurança em toda a rede, composta por seis linhas e mais de 70 quilómetros de extensão.
Também em Lisboa, o Metropolitano conseguiu restabelecer a circulação em toda a rede. A retoma foi concluída com a entrada em funcionamento da Linha Verde às 08h36. As Linhas Azul, Vermelha e Amarela tinham já retomado o serviço entre as 07h54 e as 08h14. Apesar da circulação estar restabelecida, ainda se registam constrangimentos em alguns sistemas, nomeadamente acessos mecânicos, que se encontram em processo de reparação pelas entidades responsáveis.