Malandra – Assim se reinventa a experiência cervejeira num shopping

- Publicidade -

É mesmo Malandra, a cervejaria recém-estreada no River Deck, no centro comercial Vasco da Gama, onde há muita nova gastronomia para experimentar.

É mais um novo espaço, a fervilhar de vida e de boa comida, que espera por nós no centro comercial lisboeta: a Cervejaria Malandra. Um spot privilegiado sob as cúpulas de estilo náutico do River Deck, localizado no piso 3 Centro Comercial Vasco da Gama, que é como se estivéssemos debaixo do céu, e onde se podem passar ótimos momentos de degustação com diversos tipos de pratos, seja ao balcão ou escolhendo um lugar mais recatado à mesa.

Na senda das tão castiças cervejarias de Lisboa, há que lhe reconhecer todos os dons da tradição: excelente atendimento (educado, sem superficialidades), o balcão bem assinalável à entrada, fervilhando de certo ambiente boémio, cozinha à vista e uma luz poética e confortável vinda do fundo da sala onde se perfilam mesas de tampo de pedra róseo e, claro, uma magnífica garrafeira, como se quer hodiernamente – instalada em bons frigoríficos, as apelativas garrafas de tintos e brancos conservadas a temperaturas rigorosas…

Mas a Cervejaria Malandra é, acima de tudo, um espaço inovador, a comprovar que a modernidade é arrojo e movimento. Pela mão do Chef Diogo Simões, a Malandra apresenta pratos únicos com ecos da tradição gastronómica taberneira (digo-o no melhor dos sentidos) mas que são uma recombinação com o que de melhor se encontra na cozinha contemporânea, desde entradas tão divinais como os rissóis de berbigão, que evocam realmente a comida de outros tempos, passando por pratos principais e sugestões do dia que se pode dizer que são um mais do que um bom motivo para uma visita.

Para começar, temos uma manteiga aromatizada com flor de sal e azeite defumado, para dar uma tónica saborosa ao pão de sementes, e a umas fatias de focaccia que são um verdadeiro mimo.

As entradas são também bastante apetitosas: como referimos, os Rissóis de berbigão deixam-se degustar com uma belíssima maionese de alho e acompanham muito bem com a Ensaladilla de batata com ovas de bacalhau curadas e picantes. A batata cozida é o ingrediente central, mas a sua textura aveludada é salpicada por ovas de bacalhau curadas, como o nome indica, com um toque agradável de picante, que, aliás, é o sublinhado de muitos dos pratos que se apresentam, embora seja possível refrear o picante de acordo com o gosto de cada um. A Ensaladilla leva por cima um generoso picado de coentros, uma erva aromática cujo sabor cola muito bem com a doçura desta salada fria. 

Também se podem sugerir uns Croquetes de novilho ou uma Sopa do dia. Por esta altura, é evidente que já estão sobre a mesa duas mini imperiais Sagres, oferta simpática do Chef, e dois cocktails que decidimos provar, a saber, o – Cocktail Especial da Malandra, à base de Amarguinha, com lima e gin – um pouco doce demais para o nosso paladar -, e uma fresca Limonada de maracujá.

À imperial sucedeu uma cerveja Sagres Preta, para acompanhar o que aí vinha como Sugestão do Dia – e que delícia! – 180 g de lombo com um molho bem especial, o magnífico acompanhamento da carne de novilho cozinhada no ponto, com reduzido de cogumelos e uma base de manteiga e um fio de natas. Isto, calcule-se, acompamhado por Batatinha frita caseira.

Aliás, o chef Diogo Simões chamou bem a atenção para a importância dos ingredientes, que são os da casa. “Nós fazemos aqui tudo”, referia. E exemplificou com os molhos confecionados na hora, resultando de uma fermentação natural de malaguetas com fruta, por exemplo, um dos picantes mais vulgarizados em Portugal, o piripiri, confecionado com ameixa e chá verde. Para a carne de novilho, uma das sugestóes recai sobre o Mirtilo habanero, já que é um molho quente com uma cor viva ao qual os mirtilos emprestam um sabor frutado e que se caracteriza por uma acidez equilibrada. Outra sugestão em matéria de molhos é a versão mexicana de um molho de chocolate. Experimentámos e a conjugação exótica do picante com o chocolate torna-o numa opção bastante interessante. Também existem à disposição outros picantes, alguns deles bastante mais fortes, para os que forem apreciadores. 

Entre os acepipes que se podem comer ao balcão, contam-se, além da já mencionada Ensaladilla, o Gaspacho com gambas e orelha de porco crocante, Picadinho de Choco grelhado com alhos, coentro e amêndoa, um Revolto de bacalhau gratinado com Batatinha frita e ovo BT, O Nosso Frango à passarinho e uma divina Sanduíche de carne assada (Roasted Pork).  Experimentámos este ex-libris, que o chef descreve como “um marco histórico da nossa casa”; e o nome é bem merecido já que o prato vence toda a expetativa.

O chef explicou-nos todo o processo desta divinal sanduíche: pão de água, do mais tradicional possível, de uma padaria de Benfica, porco do cachaço alimentado a castanhas. A carne fica em salmoura líquida durante 7 dias, coze a baixa temperatura durante 48 horas e é defumada durante outras 48 em madeira de barril de conhaque. A presença do fumo nota-se quanto baste, sem se sobrepor muito ao paladar da carne, de uma doçura deliciosa. Para finalizar, mostarda antiga e pickles de pera. Afirma Diogo Simões que 30% da experiência reside neste truque: em vez de colocar o molho no pão, molhar antes o pão no molho!

Há, para além disto, todo um menu para degustar à mesa. Os pratos da Terra são bastante atrativos, desde o Bife à Malandra, a Alcatra na caçarola ou a Assadura de presa de porco preto com pesinhos de coentrada. Os acompanhamentos são bastante variados: Arroz malandrinho de grelos, Batatas fritas caseiras, Esparregado de Grelos e Requeijão, Salada de 3 tomates com azeite de coentros ou Salada verde.

Excelentes são também os pratos de Mar, como Tranche de garoupa, beurre blanc de dashi e ovas de salmão, Bacalhau à Malandra e Arroz, malandrinho de peixe e marisco. Há excelentes vinhos, doces e fortificados, rosés e tintos, entre eles o Malandra Reserva, do Alentejo; pode contar com muita cerveja da boa – como não podia deixar de ser – e refrigerantes, além dos sumos naturais.

Para as sobremesas, há, para além da Mousse de Chocolate Malandra, um Bolo de chocolate com pistachio, que na verdade é muito cremoso e apresenta uma cobertura de belos pedaços de pistachio, e o Copo Europa, um mais que generoso copo de gelado servido com uma bola de gelado de morango, outra de baunilha e ainda uma de chocolate, com morangos frescos, chantilly caseiro e dois tipos de bolacha (uma delícia completa!).

Seja com as sugestões do dia ou as propostas ao balcão, onde a experiência é mais interessante ainda, a Cervejaria Malandra é um ponto de visita a não perder, com a certeza de que, cada dia, se pode desfrutar de uma experiência diferente.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados