O novo Microsoft Edge 135 já está disponível para instalação.
A Microsoft lançou a versão 135 do seu navegador Edge, através de uma nova atualização que inclui melhorias focadas em produtividade, segurança e integração com as ferramentas corporativas da empresa, como o Microsoft 365.
O Microsoft Edge 135 já está disponível para utilizadores de desktop e empresas. De acordo com a Microsoft, o principal destaque desta versão é o reforço da segurança e eficiência do navegador, especialmente no contexto empresarial. A atualização também inclui ajustes no modelo de pesquisa e na sincronização de dados.
Uma das mudanças mais importantes é a atualização do repositório de certificados raiz do Edge, que faz parte do programa Microsoft Trusted Root. A partir de agora, os certificados que utilizem raízes da Entrust e que possuam o primeiro Signed Certificate Timestamp (SCT) após 16 de abril de 2025 deixarão de ser confiáveis por padrão. As empresas que utilizam esses certificados terão de substituí-los ou adotar soluções locais, com a devida atenção aos riscos associados.
Há outra alteração que afeta o Microsoft Edge for Business, que agora direciona as pesquisas corporativas realizadas na barra de endereços para “M365.cloud.microsoft”, substituindo o antigo Bing.com. Esta mudança visa melhorar o acesso a documentos, contactos e conteúdos internos, permitindo a pesquisa por “work” na barra de endereços para resultados relacionados ao ambiente de trabalho. O Work Feed da página da nova aba para contas comerciais também será remodelado a partir de meados de abril de 2025. O novo painel dará prioridade a itens como documentos recentes, sites do SharePoint, eventos do Outlook e tarefas do To Do. As informações sobre atividade de rede deixarão de ser exibidas.
Entre outros recursos adicionados na versão 135 do Microsoft Edge, destaca-se a sincronização de dados de utilização de recursos entre dispositivos, com sugestões de personalização com base no comportamento do utilizador. A barra de endereços também passa a apresentar sugestões em tempo real com base em tendências do Bing, sendo possível desativar este recurso por administradores através de uma política específica.
Por fim, o Microsoft Edge passa a respeitar as configurações de conformidade em grupos autorizados, como impressoras, dispositivos USB e pastas partilhadas. Isso garante que as políticas de prevenção contra a perda de dados (DLP) não possam ser contornadas, mesmo em contextos empresariais mais complexos.