A demolição do CascaisVilla tem sido, ao longo dos anos, uma pretensão expressa por uma parte significativa da população local.
O CascaisVilla, antigo centro comercial de Cascais, vai ser oficialmente demolido já amanhã, dia 8 de abril. No local será desenvolvido um novo projeto da autoria do arquiteto britânico Norman Foster, mais especificamente destinado à área residencial e comercial, sendo que está prevista a reutilização de materiais provenientes do edifício agora a ser demolido.
Situado na entrada nascente da vila de Cascais, o CascaisVilla foi inaugurado em 2001, tendo assumido, desde então, um papel relevante enquanto ponto de acesso à vila. A sua demolição tem sido, ao longo dos anos, uma pretensão expressa por uma parte significativa da população local, que criticava o edifício tanto sob o ponto de vista estético como funcional.
Esta intervenção insere-se num processo mais alargado de requalificação urbana na zona nascente de Cascais. Refira-se que esta área foi recentemente objeto de transformação com a instalação do novo Terminal Rodoviário de Cascais, a par de uma reorganização da circulação automóvel, que veio permitir uma maior fluidez no trânsito à entrada da vila.