O objetivo passa por alargar este modelo, já em funcionamento no Algarve, a todas as unidades operacionais da Guerin.
A rent-a-car Guerin está a implementar um sistema de lavagem de viaturas que permite a reutilização da água, reduzindo em cerca de 80% o consumo habitual deste recurso, bem como a utilização de produtos químicos. A iniciativa, que teve início com um projeto-piloto no Algarve, será alargada a mais nove estações da empresa, num investimento que, nesta primeira fase, ascende a 500.000€. Lisboa e Porto serão as primeiras cidades a receber a nova solução, seguindo-se os aeroportos, onde as exigências de eficiência e sustentabilidade são particularmente acentuadas.
Atualmente, a lavagem de um automóvel ligeiro com pouco uso, numa estação Guerin, consome entre 16 a 18 litros de água e demora cerca de 20 minutos. Só na estação do Aeroporto de Faro, com uma média diária de 250 a 300 reservas, estima-se um consumo de mais de 4.000 litros de água por dia. Com a introdução do novo sistema de reciclagem e reutilização de água, a empresa pretende reduzir o desperdício de recursos naturais e responder aos desafios colocados pela escassez hídrica.
O desenvolvimento e aplicação desta tecnologia surgem na sequência das restrições ao uso de água impostas na região algarvia, levando a empresa a procurar alternativas mais sustentáveis. A água é aplicada juntamente com o champô e, posteriormente, recolhida para um depósito com capacidade de dois mil litros, onde é tratada e transformada em água limpa para reutilização.
A instalação do sistema exige intervenções estruturais nas estações, incluindo a colocação de depósitos subterrâneos, grelhas de escoamento, canalizações e novos equipamentos para lavagem e dosagem automática de sabão. O objetivo passa por alargar este modelo, já em funcionamento no Algarve, a todas as unidades operacionais da empresa. A implementação no Porto encontra-se em curso, seguindo-se Lisboa.