OPPO Reno13

- Publicidade -

O OPPO Reno13 demonstrou ser um bom smartphone de gama média, contudo o seu preço alto poderá ser um entrave para os interessados.

Em fevereiro a OPPO revelou a sua nova série de smartphones, OPPO Reno13, na qual se inclui o OPPO Reno13 FS 5G e o produto “rainha”, o OPPO Reno13, que apesar de mais caro, por 599,99€, se apresenta também como um smartphone de média gama.

Antes de o tirar da caixa, a embalagem em si é clássica e nada de surpreendente. Encontramos uma caixa cinza com o smartphone lá dentro, junto apenas com um cabo USB-C. Nada muito original, mas no qual se destaca a falta do seu carregador. Ou seja, quem não possuir qualquer carregador com carregamento rápido, a nossa melhor sugestão é que além dos 599,90€ do preço do telefone, deve-se ponderar a aquisição de um carregador.

OPPO Reno13 20
OPPO Reno13

Uma das coisas que podemos reconhecer na OPPO é que a marca oferece sempre um design exclusivo para a linha Reno. E, nesse sentido, estamos a falar de um design mais quadrado e angular. Isso também pode ser visto no bloco da câmara, que é muito diferente do que a marca oferece com a sua linha Find. No Reno13, encontramos um acabamento de alta qualidade e muito interessante, não apenas com um contorno de metal, mas, acima de tudo, uma parte traseira de vidro com um acabamento suave ao toque e muito agradável. É sem dúvida um dos revestimentos que tenho preferido ultimamente. Para além disso, desde a primeira vez que o peguei no smartphone fiquei com a sensação que é extremamente fino, com apenas 7,24 mm de espessura, sem mencionar que é muito leve, com apenas 181g.

Na parte frontal, encontramos, obviamente, o ecrã com 6,59 polegadas e com o seu furo para a câmara frontal. O sensor de impressão digital é ótico e, portanto, fica localizado abaixo do ecrã. Embora não tenha causado qualquer problema específico, não está claro por que razão a OPPO o coloca tão abaixo no ecrã. Como resultado, é preciso realmente dobrar o polegar para desbloquear o smartphone. Não consigo perceber muito bem esta escolha. Trata-se de um painel AMOLED com a resolução Full HD+, com 1256×2760 pixeis, e, como estamos em 2025, seja de gama média ou não, encontramos uma taxa de atualização de 120Hz, que neste caso é variável, mas entre os 60, 90 e 120Hz. No uso diário, não necessariamente veremos qualquer diferença com um ecrã LPTO 1-120Hz.

Em termos de som, agora temos dois altifalantes e isso é uma verdadeira vantagem. Lembramos que, há alguns anos, alguns produtos de gama média ofereciam apenas um altifalante mono. De qualquer forma, pelo preço apresentado, é o mínimo e não oferecer duplo altifalante seria um erro. Não é de surpreender que não haja uma porta de entrada de 3,5 mm, e de resto, o volume do som é bem contido e não satura. Claro, estas ainda são caixas de som para smartphones e, embora sejam suficientes para conteúdos mais curtos, só podemos recomendar a utilização de uma coluna externa, ou auriculares, para conteúdos mais longos.

OPPO Reno13 9
OPPO Reno13

Do lado do software não há surpresas. Obviamente encontramos o ColorOS 15, que está disponível há algum tempo nos smartphones mais recentes da marca, e que obviamente é baseado no Android 15. E como já sabemos há algum tempo, o ColorOS é uma das melhores interfaces do sistema Android. Embora ainda contenha algumas opções questionáveis, não tenho muito do que reclamar, já que oferece uma experiência tranquila e agradável. Como o Reno13 se apresenta como um “AI Phone”, o ColorOS 15 também nos traz muitas ferramentas fotográficas assistidas por inteligência artificial. Entre essa ferramentas temos algumas que permitem apagar conteúdo, melhorar imagens, remover reflexos ou alterar certas coisas, tudo através da IA. Há também ferramentas de IA para transcrição, resumo e tradução. Um grande clássico nos dias de hoje. Por outro lado, o bloatware instalado por padrão é muito, mas que felizmente pode ser facilmente desinstalado.

Em termos de desempenho, o OPPO Reno13 está equipado por um SoC da Mediatek, o Dimensity 8350, que é um SOC de gama média. Se estava preocupado com o desempenho as aplicações mais exigentes, como jogos, percebi que não havia nada do que reclamar. Em Call of Duty Mobile, não tive qualquer problema, e o mesmo vale para outros jogos aos quais habitualmente utilizo para os testes, como Diablo Immortals, Rocket League Side Swipe e Wild Rifts. No geral, o desempenho foi adequado para um uso diário tranquilo, e apesar de não ser o SoC mais rápido, é mais do que suficiente para 99% dos nossos usos diários.

O OPPO Reno13 oferece uma bateria impressionante de 5600mAh que é boa em termos de capacidade, apesar da OPPO ter conseguido manter o smartphone relativamente fino. Em termos de autonomia, para simplificar, durante os testes consegui dois dias de utilização… sem pestanejar. É impressionante porque nem tentei otimizar nada em termos absolutos, tudo foi testado como padrão e foi um verdadeiro luxo poder carregar o smartphone apenas a cada dois dias.

OPPO Reno13 18
Câmaras traseiras do OPPO Reno13

Como não podia deixar de ser, o OPPO Reno13 também se foca na fotografia, e para isso conta com três sensores fotográficos na traseira. O principal é um sensor de 50MP com abertura f/1.8 e EIS, que é auxiliado por um sensor ultra grande angular com 8MP e EIS e um sensor monocromático com 2MP.

Em condições ideais de iluminação, o Reno13 oferece fotos nítidas e contrastadas, e com cores e exposição bem respeitadas no geral. Por vezes houve alguma falta de consistência entre as três câmaras, mas no geral não tive grandes queixas. Apenas lamento que a OPPO não tenha considerado necessário oferecer um sensor com mais megapíxeis para a lente ultra grande angular, pois com esta as fotos claramente perdem nitidez, ainda mais quando nos afastamos do centro da imagem. Em condições de pouca luz, fiquei agradavelmente surpreendido com as fotos tiradas com o sensor principal do Reno13, que está ao nível daquilo que é oferecido por um smartphone de gama alta. Por vezes, as imagens ficam um pouco mais suaves, mas o conjunto mantém um certo nível de detalhes, o que continua a ser uma grande conquista.

Uma nota interessante, que não testei por razões óbvias, a OPPO oferece com este Reno13 a capacidade de tirar fotos subaquáticas. Algo possível já que ele tem certificações para isso, bem como uma opção dedicada na aplicação de fotografia para esse fim. Como o ecrã touch não funciona debaixo a de água, quando a ativa essa opção é utilizado os botões de volume para tirar fotos ou iniciar a gravação de vídeo.

No lado do vídeo, os resultados são muito semelhantes, já que os vídeos são contrastados e detalhados, sendo que apenas evitaremos movimentos de câmara demasiado bruscos, pois caso contrário haverá solavancos, porque não temos qualquer sensor com OIS e o EIS é claramente menos eficaz nestas situações.

OPPO Reno13 14
OPPO Reno13

Na minha opinião, o OPPO Reno13 não é extraordinário, mas é um bom smartphone, equilibrado e completo. Lamento apenas o preço um pouco elevado, que não é necessariamente justificado, principalmente quando vemos que a concorrência tem algo muito semelhante com preços um pouco mais ajustados. O seu design e acabamento de alta qualidade jogam, sem dúvida, a seu favor, assim como as diversas certificações, como a IP69, que fazem do Reno13 uma boa escolha, independentemente do seu preço. Ele conta com muitas novidades em relação ao seu antecessor, e isso só por si já deve satisfazer os fãs da marca.

Este produto foi cedido para análise pela OPPO.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados