A Ubisoft registou 2 milhões de jogadores ativos em Assassin’s Creed Shadows no seu primeiro fim-de-semana.
Nem tudo está tão mau para a Ubisoft agora que Assassin’s Creed Shadows foi finalmente lançado, após vários adiamentos. Para lá da sua receção crítica bastante positiva, obtendo 81 pontos tanto no Open Critic como no Metacritic, Assassin’s Creed Shadows parece ter sido um dos jogos preferidos dos jogadores no seu fim-de-semana de lançamento, com a produtora a registar um total de 2 milhões de ativações do jogo entre todas as plataformas.
Em contacto com o portal Variety, a Ubisoft descreve este lançamento com “valores recorde” e que o “feedback entre plataformas moderadas e verificadas – menos afetadas pelo review bombing – mantém-se incrivelmente positivo”.
Os números de Assassin’s Creed Shadows, apesar de não parecerem tão impressionantes como outros lançamentos contemporâneos, são para a série em si, com o novo jogo a posicionar-se oficialmente como o segundo maior lançamento da série – apenas ultrapassado por Valhalla, lançado em 2020 -, algo que poderá garantir alguma estabilidade à Ubisoft, que nos últimos anos tem revelado dificuldades em manter estabilidade tanto a nível de produtos, como de gestão.
Este lançamento positivo representa também um contraste à bolha digital de franjas mais intolerantes da Internet, que tentaram forçar campanhas de ódio ativas, direcionadas à escolha do protagonista principal, Yasuke, um samurai negro de origem africana, baseado numa figura histórica real. Esses grupos mais intolerantes argumentam que a inclusão de Yasuke como personagem jogável não é autêntica para a história do Japão feudal, ignorando todas as evidências históricas da sua presença no país. Para além disso, a introdução de Naoe, uma ninja fictícia, também gerou críticas de uma parte da comunidade que preferia um protagonista único e mais alinhado com os anteriores jogos da série.
Adicionalmente, esta campanha de ódio foi estendida ao tal intenso review bombing mencionado nas principais plataformas abertas à critica do público, onde avaliações negativas em massa foram deixadas por utilizadores que muitas vezes nem jogaram o título. Felizmente, como a Ubisoft mencionou, o impacto destes episódios é irrelevante.
Assassin’s Creed Shadows já está disponível desde dia 20 de março no PC e consolas atuais.