Ryanair passa a cobrar 100€ aos utilizadores que chegarem com menos de 40 minutos de antecedência do seu voo.
A Ryanair tomou novas medidas para reduzir os seus custos operacionais. Uma mudança discreta nas condições gerais da companhia aérea low-cost prevê agora uma multa de 100€ para os clientes que chegarem ao aeroporto com menos de 40 minutos de antecedência ao voo. O objetivo é garantir operações just-in-time, limitando os atrasos causados por passageiros distraídos.
Nas novas condições gerais da companhia aérea, o Artigo 6 declara o seguinte: “A sua bagagem despachada deve ser entregue no balcão de entrega de bagagem no máximo 40 minutos antes do horário de partida programado. Os balcões de entrega de bagagem abrem duas horas antes do horário de partida programado. Os balcões de check-in fecham rigorosamente 40 minutos antes do horário de partida programado, a menos que seja notificado de outra forma antes da partida do voo.”
Como é comum nas companhias aéreas de baixo custo, existem vários custos adicionais para opções ou alterações nos planos de viagem. Além de cobrar por cada peça de bagagem de mão e de porão, alterações de rota e logística, a companhia aplica taxas de perda de embarque. Especificamente, os passageiros que chegarem 40 minutos antes da partida do voo, ou até uma hora após a descolagem, terão de pagar a mesma taxa de 100€. Mais do que nunca, é aconselhável chegar duas horas antes do vosso voo para evitarem qualquer desilusão.
Convém também recordar que a companhia aérea irlandesa está a preparar-se para acabar com os cartões de embarque em papel. Tal como muitas outras, a Ryanair agora convida os seus clientes a optarem por um bilhete digital no seu smartphone. O processo é gratuito, enquanto que, a partir de 3 de novembro, imprimir um bilhete físico no aeroporto passará a ter um custo de 55€. Uma formalidade simples para os 80% de passageiros que já utilizam cartões digitais, mais práticos e ecológicos.