Nas redes sociais, muitos são os que ficaram incrédulos com o resultado, pois jamais alguém pensava que os NAPA seriam os representantes nacionais na Eurovisão 2025.
Numa vitória completamente inesperada, os madeirenses NAPA sagraram-se vencedores do Festival da Canção 2025, com a canção “Deslocado”. A banda recebeu o troféu das mãos de iolanda, vencedora do Festival da Canção em 2024, e irão representar Portugal no Eurovision Song Contest em Basileia, na Suíça, em maio.
Quando muitos apontavam para uma vitória de Fernando Daniel com a música “Medo”, de Diana Vilarinho com “Cotovia” ou de HENKA com “I Wanna Destroy U”, nenhum dos favoritos acabou por consolidar esse “estatuto”. Na verdade, a própria votação do júri regional foi estranha, completamente aleatória, com muitos dos 12 pontos a ser divididos por entre vários temas.
Como sabem, a contagem final é dividida entre votos de um júri regional selecionado pela RTP, com 50%, e os restantes 50% são do público que liga para os números da linha 760. E logo aí começou a perceber-se que os votos estariam muito divididos.
Por exemplo, nos votos do júri regional, apurados todos os pontos, diz o regulamento que, depois, esses pontos são transformados, do 0 aos 12 pontos. Assim, tivemos Diana Vilarinho com “Cotovia” em primeiro lugar com 12 pontos, Jéssica Pina com “Calafrio” com 10 pontos, Fernando Daniel e o seu “Medo” com 8 pontos, e depois então os NAPA, com “Deslocado”, com 7 pontos. No fundo da tabela, com 0 pontos, tivemos Bluay com “Ninguém” e HENKA com “I Wanna Destroy U”.
Só que depois veio o voto do público… e tudo mudou. Apesar de HENKA ter tido a votação máxima do público, os 12 pontos, o facto de ter vindo da votação do júri regional sem quaisquer pontos deitaram por terra qualquer hipótese de Portugal levar uma música minimamente diferente à Eurovisão.
Assim, e no final de tudo, os NAPA conquistaram 10 pontos do público, ao passo que Diana Vilarinho conseguiu 5 pontos do público. Contas feitas, ficaram ambos com 17 pontos, mas, como em caso de empate, é o voto do público que prevalece, ganharam os madeirenses NAPA.
Nas redes sociais, muitos são os que ficaram incrédulos com o resultado, pois jamais alguém pensava que os NAPA seriam os representantes nacionais na Eurovisão 2025. Também é comum a opinião que, desta vez, Portugal nem sequer passará da semifinal.
De facto, e a comprovar-se o mau resultado, a RTP devia seriamente considerar mudar o formato do voto. Por exemplo, é ridículo o júri regional da Madeira dar 12 pontos… a madeirenses. À primeira vista, o júri regional não parece ter sido muito isento…