Os anúncios no YouTube deixarão de surgir em momentos mais delicados dos vídeos.
No próximo dia 12 de maio, o YouTube colocará em prática uma mudança em relação aos anúncios que aparecem enquanto os vídeos estão a ser reproduzidos. O objetivo é tornar a experiência do utilizador mais suave, reduzindo interrupções disruptivas. O YouTube afirma que trabalhará para colocar menos anúncios em momentos que possam interromper frases ou sequências de ação, inserindo-os mais em pontos de transição naturais, como pausas.
A plataforma oferecerá espaços de anúncios automáticos adicionais aos criadores de conteúdo em vídeos mais antigos, aqueles que tinham espaços a serem definidos manualmente. Esta modificação pode ser desativada pelos criadores, caso prefiram manter o controlo manual. Os criadores de conteúdo também terão a opção de utilizar uma combinação de espaços publicitários manuais e automáticos. Para isso, o YouTube está a disponibilizar uma nova ferramenta no YouTube Studio que permite verificar se os espaços publicitários escolhidos são considerados uma interrupção do fluxo de conteúdo.
Através de teste feito pela plataforma no ano passado, descobriu-se que vídeos que utilizam uma combinação de posicionamentos automáticos e manuais geravam uma média de 5% mais receita do que aqueles que usavam apenas posicionamentos manuais. No entanto, a plataforma alerta que vídeos com anúncios intrusivos podem ter a sua receita reduzida após a mudança.
Embora os criadores mantenham algum controlo sobre o posicionamento dos anúncios, ainda não está claro se isso pode fazer com que os anúncios não sejam associados, já que isso ainda não foi esclarecido pela plataforma.