O Google Chrome para iOS vai beneficiar de uma nova funcionalidade no Google Lens que é muito semelhante ao Circle to Search.
O “Circle to Search” é uma das funcionalidades mais úteis lançadas pela Google para Android nos últimos tempos. Agora, uma funcionalidade muito semelhante está a chegar ao Chrome para iOS. A sua principal limitação, em comparação com a versão para Android, é que só poderá ser acedida dentro do navegador.
A opção “Pesquisar ecrã com o Google Lens” ficará acessível a partir do menu de três pontos do Chrome e vai tornar mais fácil o processo, que já era possível ao fazer uma captura de ecrã. Ao selecionar essa opção, o halo colorido característico das funções de inteligência artificial aparecerá no ecrã, permitindo selecionar uma área do ecrã à mão livre, ou até tocar num ponto específico, para iniciar uma pesquisa.
Os resultados, incluindo as visões gerais da inteligência artificial, serão mostrados num separador na parte inferior do ecrã, com as páginas a abrir numa nova aba. Esta funcionalidade está disponível no Chrome 133 para iOS e também na versão mais recente da aplicação Google.
A Google atribui aos “modelos avançados de IA” a capacidade do Google Lens de “ir muito mais longe e fornecer informações sobre o conteúdo de imagens mais recentes ou exclusivas”. Os resultados aparecerão na forma de um Overview da inteligência artificial, e o reconhecimento expandido significa que os utilizadores não vão precisar de adicionar qualquer questão manualmente.
O reconhecimento expandido começou a ser implementado esta semana para “utilizadores que falam inglês em países onde o Overview da IA está disponível“. Esta funcionalidade estará disponível inicialmente na aplicação Google para Android e iOS e, posteriormente, nas versões para desktop e dispositivos móveis do Chrome.