A DIGI chegou a referir que limitava a velocidade a apenas 2Mbps após consumos de 200GB de dados mensais.
Foi a 4 de novembro de 2024 que se fez “história” em Portugal. Nesse dia, a DIGI, operadora romena, deu finalmente a conhecer os preços que iria praticar no mercado nacional, e a verdade é que muitos têm sido os utilizadores a mudar da MEO, NOS ou Vodafone – mesmo que tenham reformulado as ofertas na UZO, WOO e amigo.
Durante anos, os portugueses não tiveram hipótese a não ser optar por uma das três principais operadoras, mas finalmente isso mudou. A DIGI acredita que nenhum cliente deve ficar preso a pacotes fechados e a condições que não escolheu. Sem truques nem amarras, portanto.
Quanto a períodos de fidelização que parecem intermináveis, não fazem o estilo da DIGI. Três meses é suficiente, e apenas no serviço de net, para pagar o custo da infraestrutura e instalação.
Entretanto, e desde que chegou ao nosso país, a DIGI disponibilizou também a sua internet de 10Gbps e melhorou a sua rede móvel e aumentou velocidades do 4G e 5G, além de ter aberto a sua primeira loja, localizada na Amadora. Mais recentemente, ficámos também a saber que a operadora romena já tem mais antenas 5G a funcionar no país que a MEO.
Mas claro, nem tudo tem sido um mar de rosas. O que é perfeitamente normal quando um novo player se estreia num novo mercado. No entanto, havia algo que causava preocupações a alguns utilizadores da net móvel da DIGI: uma limitação de velocidade.
Até há bem pouco tempo, a DIGI indicava no seu site que, caso os utilizadores gastassem mais de 200GB de dados móveis num mês, a velocidade diminuía para uns paupérrimos 2Mbps. No entanto, essa informação desapareceu do site.
Por exemplo, se utilizarem o site Wayback Machine para verificarem uma versão antiga das páginas dedicadas aos tarifários móveis da DIGI, irão encontrar a seguinte informação: “Velocidade máxima até 200 GB. Após utilizares 200 GB, continuas a navegar de forma ilimitada com uma velocidade ajustada para 2 Mbps, garantindo sempre acesso à internet sem interrupções.” Esta ressalva desapareceu completamente do site da DIGI, não se encontrando mais em nenhuma página dedicada a tarifários móveis.
Por outras palavras, os utilizadores da internet móvel da DIGI podem agora usar o serviço em todo o seu esplendor, não precisando de ficar preocupados caso ultrapassem o consumo de 200GB de dados móveis mensais. Em todo o caso, há vários relatos de utilizadores que referem ter ultrapassado esse limite anteriormente e que nunca sofreram de reduções de velocidade.